Aos 17 anos, Délcio dos Santos Fraga do Colégio Vicentino Santa Cruz de Campo Mourão, foi um dos destaques da modalidade do atletismo, que se encerrou nos Jogos Colegiais do Paraná, nesta quinta-feira (14), no Centro Universitário Positivo (Unicenp). Considerado uma promessa no esporte paranaense, ele ganhou três medalhas - duas de ouro e uma de prata.
O garoto foi descoberto há quatro anos em uma aula de Educação Física em seu colégio em Campo Mourão. "Na época a quadra do colégio estava em reforma e fazíamos as aulas na rua, e numa dessas aulas descobri o talento que Délcio tem para o atletismo", disse seu técnico e professor, Paulo César da Costa. O técnico contou que Décio recebe ajuda de um empresário de Campo Mourão e com isso pode melhorar a condição de sua família que é de origem humilde.
O menino de Campo Mourão competiu em todas as edições desde a retomada dos Jogos Colegiais em 2003, e foi medalhista nos três anos. Hoje ele é o atual campeão brasileiro para atletas até 17 anos na prova dos 400m com barreira e campeão dos Jogos da Juventude Brasileiros no salto triplo. Nesta fase final dos Jogos Colegiais do Paraná ele ganhou a medalha de ouro nas provas de 110m com barreira e no revezamento 4x400m, e prata nos 400m rasos. "O atletismo foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Se não estivesse no esporte hoje com certeza estaria envolvido com drogas e com a bandidagem", disse Délcio.
Com esses resultados conquistados nos Jogos Colegiais, Délcio garantiu sua passagem para Brasília, onde, no fim do ano, ele disputará as Olimpíadas Escolares Brasileira que reúne os campeões de todos os estados brasileiros. "O Décio é mais um talento que o Paraná revela e vai nos representar muito bem na fase nacional", afirmou o diretor de esporte da Paraná Esporte, Lester Pinheiro.