João Moro expõe “Deformação da História” na Casa João Turin

Mostra tem entrada franca e fica em cartaz até 6 de junho
01/04/2010 - 15:00

O artista plástico João Moro inaugura nesta quarta-feira (7), às 18h30, a exposição Deformação da História, na Casa João Turin, espaço da Secretaria de Estado da Cultura em Curitiba. Serão apresentados dois trabalhos inéditos. O primeiro é um imenso painel em relevo feito em resina sintética e pintado de alumínio, com uma multidão de rostos deformados e amontoados de personagens célebres da cultura universal. O segundo é uma instalação flutuante, com os mesmos rostos, agora pintados de branco, desmontados e deformados. A mostra tem entrada franca e fica em cartaz até 6 de junho.
Segundo o artista, essas imagens sugerem a desmaterialização, transpondo a realidade do inconsciente de uma deformação da história. Ele se inspirou em 76 bustos, cópias realistas que fez para o Parque de Ciência Newton Freire Maia, como os de Albert Einsten, Leonardo Da Vinci, Sócrates e Santos Dumont
O artista explica, que tanto numa obra quanto noutra, o que temos é um trabalho sobre a forma, na repetição de um molde, mas que sempre produz cópias diferentes - ao agir sobre o molde, cada obra é única. “O tema, Deformação da História pode nos conduzir a uma reflexão ou mesmo a uma indagação de como os meios de comunicação de hoje vêm tratando o fato histórico, mas em João Moro a deformação é literal. Ele deforma as faces dos personagens da história – são rostos na multidão”, diz o crítico de arte Fernando Bini.
João Moro nasceu 1959 na cidade de Pato Branco (Sudoeste do Paraná). Aos 11 anos iniciou sua trajetória nas artes. Muda-se de Ponta Grossa para Curitiba em 1981, para ingressar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde faz os cursos de Licenciatura em Desenho e Superior de Pintura. Realizou cerca de 30 exposições individuais e ganhou alguns prêmios, como a 8º Mostra Nacional da Gravura, em 1988. Moro já participou com trabalhos de gravuras, telas e esculturas em mais de 35 salões e mostras, inclusive internacionais como a The 15º e 16º Internacional Independente Exhibition of Prints in Kanagawa, no Japão Artista versátil de estilo contemporâneo, lecionou por mais de dez anos tem obras em alguns acervos no Estado do Paraná, como Museu Municipal de Arte e Museu da Gravura.

Abertura da exposição Deformação da História, de João Moro.
Dia 7 de abril de 2010, às 18h30, na Casa João Turin (rua Mateus Leme, 38). A mostra permanece até o dia 06 de junho. Horários de visitação: de segunda a sexta das 9h às 18h; sábados e domingos das 10h às 16h. A entrada é franca.