Ele é um dos mais respeitados ambientalistas do mundo. E o sobrenome diz tudo. Jean-Michel Cousteau, filho do oceanógrafo e mergulhador francês Jacques Cousteau, será uma das grandes personalidades presentes na 1ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária da Organização dos Estados Americanos (OEA), que será realizada de 21 a 24 de julho, em Foz do Iguaçu. Cousteau vai falar sobre o trabalho da Ocean Futures Society e a preocupação com o futuro dos mares e da biodiversidade marinha. A Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária.
Jean-Michel passou grande parte de sua vida estudando os oceanos junto com a família. Há dez anos, ele fundou a Ocean Futures Society, uma organização sem fins lucrativos de conservação marinha e educação ambiental. O ambientalista francês já recebeu dezenas de prêmios de reconhecimento por seu trabalho de defesa dos mares do planeta. É considerado um porta-voz das questões marinhas. Participou da Câmara Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo, na África do Sul; do Terceiro Fórum Mundial da Água, em Quioto, no Japão; e dos Diálogos sobre a Água para a Vida, em Barcelona, na Espanha. Nos últimos 30 anos, Cousteau e sua equipe realizaram o programa Embaixadores do Meio Ambiente em vários países. Produziu mais de 80 filmes e séries para televisão sobre os oceanos.
A 1ª Convenção Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária é promovida pela OEA, por meio da Comissão Interamericana de Portos e organizada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. O trabalho está sendo realizado em conjunto com a Secretaria Especial de Portos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários. A Associação Comercial e Industrial Agrícola de Paranaguá e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná são parceiras da Appa no evento.
A proposta para o Paraná ser a sede do evento foi feita na V Reunião da Comissão Interamericana de Portos, realizada em Salvador, Bahia, em setembro de 2007. Em abril daquele mesmo ano, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina apresentou no Panamá, durante a Conferência Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária, a modelagem do Clube de Serviços do Meio ambiente. A ideia é estabelecer uma espécie de consórcio entre os atores do sistema portuário para tratar das questões relativas à proteção ambiental chamou atenção pelo pioneirismo.
Mais informações sobre o evento no site www.oeabrasil2009.com.br
Jean-Michel Cousteau virá ao Paraná para a Convenção Ambiental Portuária
Filho do oceanógrafo francês Jacques Cousteau vai falar sobre a preocupação com o futuro dos mares e da biodiversidade marinha
Publicação
24/06/2009 - 14:40
24/06/2009 - 14:40
Editoria