O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, abriu nesta quinta-feira (24), em Ivaiporã (região Norte do Estado), o 2° Seminário do Meio Ambiente do Colégio Estadual Barbosa Ferraz. O evento faz parte da programação da Semana da Árvore que está promovendo atividades em todos os municípios do Estado.
Rasca abordou assuntos como gerenciamento de resíduos sólidos e recursos hídricos, licenciamento ambiental, legislação ambiental, a importância da participação social no processo de preservação e do plantio da muda de árvore nativa do número de 100 milhões, que aconteceu no Jardim Botânico de Londrina.
Para Rodrigues, iniciativas como a do colégio em Ivaiporã são fundamentais para fomentar o debate e a participação dos alunos em ações de educação ambiental. “Atualmente devemos assumir esse compromisso com a natureza. Devemos discutir e planejar quais são as ações que devemos tomar e que causem menos danos para o meio ambiente”, destacou Rasca.
Durante os dois dias de atividades os participantes estarão envolvidos em oficinas, debates, conferências e também assistirão a palestras sobre o assunto tratado.
Segundo Leonardo Zaquieu dos Santos, coordenador do curso técnico de Meio Ambiente, a intenção do seminário é oferecer suporte aos alunos do curso e promover um debate mais qualificado sobre os temas ambientais. “A proposta do Seminário é complementar a grade curricular do nosso curso técnico e oportunizar espaços para o esclarecimento de dúvidas que os alunos tiveram”, disse.
Entre os temas de maior interesses dos alunos está a exigência dos estudos de impacto ambiental para construção de empreendimentos potencialmente poluidores.
Para Eduardo Felizardo, aluno do 3° ano do curso técnico, o primeiro dia do Seminário atingiu todos os seus objetivos e dúvidas. “Hoje tivemos um grande aprendizado, que concretiza nosso trabalho durante o curso. Destaco a sintonia dos palestrantes em perceber que precisamos equilibrar a produção e a sustentabilidade”, comentou.
Já para Helder Carlos de Melo, biólogo e servidor do colégio, as apresentações mostram que a preservação ambiental está ao alcance de qualquer um. “Fiquei satisfeito com as palestras de hoje, uma grande oportunidade para que todos percebessem que com pequenas atitudes podemos mudar nossa realidade ambiental”, salientou.
PROGRAMAÇÃO – Além da palestra inicial do secretário Rasca Rodrigues, o primeiro dia do 2° Seminário do Meio Ambiente do Colégio Estadual Barbosa Ferraz promoveu vários debates em torno de outras temáticas do momento, como gerenciamento de resíduos sólidos (com Laerty Dudas); geração de crédito de carbono (professor Irene Domenes Zapparoli) e biodiversidade (professor Paulo Afonso Ribeiro).
Nesta sexta-feira (25), último dia do Seminário, haverá mais 4 palestras: “O novo código florestal”, com o deputado federal Moacir Micheletto; “Educação Ambiental” e “Mudanças Climáticas e Aquecimento Global”, com o professor Paulo Bassani e “Agroecologia: Pequenas Propriedades Rurais e a Viabilidade da Agricultura Familiar”, com os professores Jorge Ulisses Guerra Villalobos e Maria das Graças de Lima.
Ivaiporã promove atividades da Semana da Árvore
Durante o evento o secretário do Meio Ambiente deu ênfase ao plantio da muda de árvore nativa do número de 100 milhões, que aconteceu dia 21 de setembro, em Londrina
Publicação
24/09/2009 - 16:46
24/09/2009 - 16:46
Editoria