Em Irati, Centro-Sul do Estado, começa a construção das primeiras moradias do programa Minha Casa, Minha Vida do Paraná, pela parceria com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e Caixa Econômica Federal. São 406 casas que vão receber investimentos de R$ 18 milhões e serão construídas em terrenos cedidos pela Companhia.
A assinatura do contrato com as construtoras, vencedoras da licitação, realizada pela prefeitura, ocorreu na quarta-feira (17), em Irati, com a presença do presidente da Cohapar, Rafael Greca, do prefeito Sérgio Luiz Stoklos e do superintendente da Caixa, Arielson Bittencourt.
“Esse é um processo muito fácil e sem burocracia, que agiliza a construção das casas, a exemplo do que estamos vendo acontecer aqui, em Irati”, explicou Greca. Com a parceria, a Cohapar doa as áreas para a prefeitura com os processos cartoriais já prontos, elabora o projeto urbanístico e arquitetônico, e presta toda ajuda técnica necessária durante as obras. Os recursos para a execução das obras são da Caixa. Já ao município cabe a realização da licitação para a contratação das empresas que vão construir as casas, o cadastramento e a seleção das famílias beneficiadas.
O prefeito de Irati, salientou que a parceria firmada com a Caixa, aliada à sensibilidade do presidente da Cohapar, Rafael Greca, com toda sua equipe, tornaram viável o projeto. “Nós acreditamos que esse projeto seria possível. Dentro de um ano esse sonho será o presente de Natal das famílias que passarão a ter sua própria moradia.”
Para Arielson Bittencourt, o empreendimento se tornou viável graças à “determinação do governo federal e porque o Paraná tem uma companhia de habitação como a Cohapar, comandada por Rafael Greca e com uma equipe técnica de excelente qualidade. Além disso, contamos com a boa vontade política do prefeito em estabelecer a parceria para realizar mais um projeto habitacional de forma ágil e sem burocracia”.
CASAS – O novo conjunto residencial de Irati terá casas de 40 a 63 metros quadrados e projetos arquitetônicos diferentes entre si, com dois ou três quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda, dentro dos padrões construtivos da Cohapar. As prestações não serão superiores a 20% da renda familiar.
Além de Irati, a Cohapar já assinou contratos de doação de terrenos para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ com os municípios de Nova Aurora (Sudoeste do Estado), Nova Esperança (Noroeste) e Marialva (na região Norte). “A nossa intenção é conseguir aprovar o maior número de casas possíveis, para todas as cidades onde a Cohapar possui áreas”, disse o presidente da Cohapar.
Durante a assinatura do contrato, Greca também afirmou que este ano foi extraordinário para a habitação. “Os governos Requião e do presidente Lula sabem que habitação é o maior bem que uma família pode ter. É para isso que os governos existem. Para fazer acontecer e mudar a realidade para melhor”, disse o presidente da Cohapar, quando se referiu aos programas habitacionais lançados pelo Governo Federal, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o ‘Minha Casa, Minha Vida’, e aos demais programas estaduais desenvolvidos pelo Governo do Paraná.
A Cohapar atendeu, de 2003 até novembro deste ano, 58.927 mil famílias em 344 cidades do Paraná. No período foram entregues 23.869 casas urbanas e rurais, e mais 20.045 lotes estão em processo de regularização. Neste momento, 9.241 unidades estão em construção ou em processo de licitação em 158 municípios - incluindo os empreendimentos que a Companhia executa nas áreas de ocupação irregular em 19 cidades do Paraná, pelo PAC.