Ipem conclui operação que fiscalizou produtos mais consumidos no inverno

Na operação foram verificados os produtos mais consumidos nesta época do ano, como lãs e linhas, e medicamentos, como xaropes, analgésicos e descongestionantes
Publicação
13/08/2010 - 11:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Técnicos da Gerência de Pré-Medidos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM) entregaram o relatório com as conclusões da Operação Inverno, realizada com a participação da sede em Curitiba e das regionais em Londrina, Guarapuava, Cascavel e Maringá, entre 21 de junho e 6 de agosto. Apenas em Londrina ocorreram exames dos produtos nos laboratórios, nas demais estes foram realizados nos pontos de revenda.
Na operação foram verificados os produtos mais consumidos nesta época do ano, como lãs e linhas, medicamentos, como xaropes, analgésicos e descongestionantes, entre outros. Conforme o relatório, apenas no laboratório da sede, em Curitiba, dois itens foram reprovados por falta quantitativa do produto, tendo outras irregularidades sido ocasionadas por erros formais de embalagens, com quatro autuações.
Foram visitados 25 estabelecimentos e realizados pré-exames em aproximadamente 300 itens nos locais de revenda, sendo examinados 63 nos laboratórios do Ipem.
Envase correto - O resultado final da operação mostrou que, no aspecto quantitativo, as empresas, como foi verificado na operação em 2009, têm envasado seus produtos de forma correta, principalmente os medicamentos. “Os laboratórios dispõem de uma estrutura que permite acondicionamento com equipamentos de precisão e alto grau de confiabilidade”, explica o gerente de Pré-Medidos, Sergio Camargo.
Com relação às lãs e linhas, o gerente conta que em alguns casos as empresas responsáveis não dispõem de um controle tão apurado e, por isso, correm mais riscos de apresentar algumas irregularidades no aspecto quantitativo.
Sergio acrescenta que, neste ano, em lãs e linhas foram detectadas irregularidades no aspecto formal, principalmente quanto à altura dos caracteres indicativos da quantidade nominal do produto que, em tamanho inferior ao determinado pela legislação, resultaram em autos de infração. Os fabricantes responsáveis terão dez dias para apresentar defesa ao IPEM.
Reprovados - Foram reprovados quantitativamente os seguintes produtos, em Curitiba: medicamento Magnopyrol dipirona sódica em gotas, marca Hypermarcas, com indicação nominal de 20 ml e medicamento Magnopyrol dipirona sódica sabor chocolate, com indicação nominal de 100 ml.
O IPEM possui uma Ouvidoria e qualquer pessoa que queira fazer uma denúncia ou apresentar suas dúvidas e sugestões pode entrar em contato pelo fone 0800 645 0102.