Ipardes participa de treinamento para mapear migração dos trabalhadores

RaisMigra é uma base de dados derivada do registro administrativo Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e permite a realização de estudos de mobilidade, duração e reinsersão de indivíduos no mercado de trabalho
Publicação
15/04/2010 - 17:10
Editoria
A trajetória dos trabalhadores do mercado formal de trabalho - como acompanhamento geográfico, setorial e ocupacional - é a nova ferramenta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE para estudiosos do tema. A ferramenta é chamada de RaisMigra. Representantes do Ministério realizaram um treinamento sobre o uso desta ferramenta para os técnicos do Ipardes, nesta quarta-feira (15), na sede do instituto, em Curitiba.
A RaisMigra é uma base de dados derivada do registro administrativo Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. Ela permite a realização de estudos de mobilidade, duração e reinsersão de indivíduos no mercado de trabalho, o que não é possível pela base RAIS convencional, que está organizada por ano de referência da declaração dos vínculos.
O representante do MTE, Ricardo Friede, explicou que a nova base permite verificar a migração do trabalhador segundo o seu perfil (ocupação, escolaridade, idade, sexo e rendimento). “Nós fazemos um mapeamento do trabalhador por meio do Programa de Integração Social (PIS), mas o número não é divulgado, respeitando-se o sigilo. O que disponibilizamos é a sua trajetória”, salientou.
Nos últimos dois anos, o Ipardes realizou importantes estudos sobre o mercado de trabalho paranaense, como: Implantação e reajuste do piso regional do Paraná; O emprego na área de infraestrutura no estado do Paraná; Índice Ipardes de Desempenho Municipal - Evolução do Componente Renda e Emprego; A mulher no mercado de trabalho paranaense; O crescimento destacado de algumas ocupações no mercado de trabalho paranaense em 2007; O emprego formal na indústria de transformação paranaense segundo a intensidade tecnológica – 1995 a 2007.
De acordo com Simone Mansour Taouk, técnica do MTE, com a RaisMigra também é possível realizar estudos de planejamento e avaliação de políticas de capacitação profissional; orientação de programas de intermediação de mão-de-obra; definição de políticas públicas de geração de emprego e renda voltadas para mercados em crise; avaliação do impacto de incentivos fiscais governamentais; e estudos das consequências das privatizações.

GALERIA DE IMAGENS