Técnicos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) reuniram-se nesta segunda-feira (30) com Jeroen Klink, consultor do Banco Mundial (Bird), para apresentar uma visão global da dinâmica territorial do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba.
A missão liderada por Klink está no Brasil para definir estratégias para a ação do Bird em regiões metropolitanas do País. Técnicos da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) participaram do encontro.
Klink recebeu todos os trabalhos do Ipardes que podem subsidiar discussões sobre o tema — ‘Indicadores Intrametropolitanos’, ‘Os Vários Paranás’, ‘Dinâmica Recente da Indústria’ e ‘Indicadores Ambientais por Bacias Hidrográficas’, entre outros. A síntese desses trabalhos será mostrada em seminário do Bird, marcado para o final de julho.
“Percebo que já foram produzidos muitos trabalhos sobre a temática. O seminário deve sintetizar essas informações, bem como exemplos aplicados em outros países. Após o seminário, a diretoria do Bird deve visitar o Brasil e aprofundar as discussões”, disse Klink.
O seminário irá discutir temas como uso e ocupação do solo, moradia e mananciais, transporte intrametropolitano, disparidades intrametropolitanas, segurança e finanças públicas.