A partir da próxima semana, o site do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) estará de cara nova. Durante o primeiro semestre de 2005, uma equipe de técnicos e pesquisadores do Ipardes trabalhou em um projeto que garantisse ao novo site da instituição agilidade, dinamismo, além de um layout mais moderno.
O diretor-presidente do instituto José Moraes Neto explica que a reestruturação da página é parte de uma política de disseminação de informações adotada pela atual diretoria, que entende que o trabalho da instituição é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade como um todo.
“Esperamos, que com o novo site, os trabalhos e os dados estatísticos divulgados pelo Ipardes, possam auxiliar ainda mais, a entidades do setor público e da iniciativa privada na tomada de decisões que contribuam para o desenvolvimento do Estado”, afirma Moares.
Quanto à adoção do software livre, Moraes lembra que essa é uma política do governo Roberto Requião que, além de promover o desenvolvimento de novas tecnologias, reduz gastos com aquisição e atualização de licenças com softwares proprietários.
Outro cuidado, acrescenta, foi o de empregar uma linguagem menos técnica e de mais fácil compreensão para que aqueles que não são especialistas nas áreas de atuação do instituto não encontrem barreiras na utilização das informações geradas no seu dia-a-dia. “Queremos que o Ipardes cumpra o seu papel, que é o de prestador de serviço à sociedade”, ressalta.
A atualização do site permitirá, também, o acesso facilitado aos dados do Estado do Paraná e seus municípios, tornando a navegação mais rápida, agradável e organizada. Sobre o conteúdo, além dos estudos que já estavam disponíveis na antiga página, o instituto passa a oferecer outras importantes estatísticas que, antes, o usuário só conseguia obter em contato direto com a Base de Dados do Estado (BDE).
É o caso da consulta de dados sobre o perfil dos 399 municípios do Paraná, que reúne uma série de dados pré-selecionados, divididos em temas como território, política e administração, economia, infra-estrutura e indicadores, e que são atualizados e revisados pela equipe de técnicos do Instituto. Outra novidade importante é a área destinada aos mapas do Paraná, que retratam o Estado de acordo com sua infra-estrutura, meio ambiente, dimensão social, entre outros diferentes aspectos.
A partir dessa opção é possível, por exemplo, comparar como é o Paraná de hoje do ponto de vista político-administrativo com o que era há 60 anos, ou também adquirir os mapas, copiando-os diretamente para o computador, através do download gratuito do arquivo.
Nos primeiros dias, a nova página ainda receberá ajustes, sendo que os usuários poderão fazer críticas, comentários e sugestões pelo e-mail atendimento@ipardes.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3351 6336. O endereço do site do Ipardes na Internet é o www.ipardes.gov.br.