O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) lançou nesta quarta-feira (12) o Anuário Estatístico 2006. A publicação contém dados e informações atualizadas sobre território, características demográficas e sócio-econômicas da população, atividades da agropecuária e extração vegetal, atividades da indústria e de serviços, índices, preços, custos e salários, agregados macroeconômicos como PIB, e balança comercial do Paraná.
Os dados e informações estão contidos em formato CD interativo. A versão eletrônica pode ser acessada na página do Ipardes na internet, endereço www.ipardes.gov.br e quem tiver interesse em adquirir um CD interativo do Anuário deve entrar em contato com o Ipardes através do e-mail atendimento@ipardes.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3351-6371.
Para a pesquisadora do Ipardes, Rosana Scheremetta, o Anuário consegue condensar numa única publicação uma enciclopédia da realidade sócio-econômica do Paraná e seus 399 municípios. “Os dados do Anuário podem auxiliar a formulação de planos governamentais e empresariais, além de constituírem uma rica fonte de dados para professores e alunos”, acrescentou.
CAPÍTULOS – O capítulo sobre as Características Geográficas fornece informações sobre a evolução política do Estado, origem dos municípios, agregação por mesorregiões e microrregiões geográficas, seus distritos e comarcas, e também informações sobre sua área, coordenadas geográficas e distância com relação à capital.
O tema Meio Ambiente apresenta tabelas contendo informações das Unidades de Conservação municipais, estaduais, federais e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), e mostra as Bacias Hidrográficas do Estado, com a respectiva área e extensão, bem como seus rios e afluentes. Traz, ainda, dados sobre a quantidade produzida de substâncias minerais, no período de 1999-2005, o uso do solo entre os anos de 2001 e 2002 e a fauna ameaçada de extinção.
As estatísticas relativas ao capítulo Energia dizem respeito ao consumo e ao número de consumidores de energia elétrica registrados nos municípios do Estado em 2006 e às informações sobre as usinas hidrelétricas e termelétricas em operação no território paranaense, a potência gerada e seus proprietários. Nas usinas termelétricas mostram-se também o tipo e a classe de combustível.
O capítulo Saneamento discrimina, por município, o consumo de água faturado e medido em m3 e a cobertura dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário prestados pelo sistema Sanepar em 2006, segundo as categorias de consumidores.
No capítulo referente aos Transportes incluem-se informações sobre os transportes rodoviários, abrangendo o resumo da malha rodoviária do Paraná e a frota de veículos existente nos distintos municípios, bem como os transportes aéreos, com informações das principais características dos aeroportos e aeródromos públicos e privados em operação no Estado.
Os dados concernentes ao tema das Comunicações foram gerados a partir das fontes: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Correspondem ao número de agência de correios, segundo distintos tipos, e de emissoras de radiofusão e radiotelevisão existentes nos municípios paranaenses.
A seção Características Demográficas e Sociais da População está organizada em oito capítulos: População, Famílias e Domicílios, Nascimentos e Óbitos, Nupcialidade, Saúde, Educação, Cultura, e Justiça e Segurança. Reúne um expressivo volume de informações demográficas e sociais.
A seção referente à Economia está estruturada em sete capítulos: Trabalho; Agropecuária, Extração Vegetal e Silvicultura; Turismo; Atividades Financeiras; Contabilidade Social; Finanças Públicas; e Comércio Exterior.
Na área que trata de Indicadores, constam indicadores populacionais mais gerais, como grau de urbanização, densidade demográfica, distribuição da população residente segundo cor ou raça e taxas geométricas de crescimento populacional e demográfico, especificamente, como taxas de fecundidade total, esperança de vida ao nascer e taxas líquidas de migração.
Relacionam-se, também, indicadores das áreas de saúde, tais como as taxas de mortalidade geral, infantil, materna e proporcional por causas selecionadas, índice de idosos e cobertura vacinal.
Na área de educação, têm-se as taxas de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono), bem como o IDH dos municípios com a classificação estadual e nacional.
No capítulo dos indicadores econômicos são apresentados o índice de Gini e o valor adicionado per capita, segundo os municípios. Para o Estado, são apresentadas as taxas de atividade e de ocupação das pessoas de 10 anos ou mais, segundo situação de domicílio e grupos de idade.