Representantes do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) assinaram no Rio de Janeiro a renovação do convênio para realização, em Curitiba, da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O convênio valerá para os próximos 24 meses.
A PME produz indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitem avaliar as flutuações e a tendência, a médio e a longo prazos, do mercado de trabalho, nas suas áreas de abrangência, constituindo um indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica sobre esse mercado, além de atender a outras necessidades importantes para o planejamento socioeconômico do País.
Abrange informações referentes à condição de atividade, condição de ocupação, rendimento médio nominal e real, posição na ocupação, posse de carteira de trabalho assinada, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios.
A pesquisa é realizada pelo IBGE nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre e, em Curitiba, é feita em parceria com o Ipardes.
A reunião entre Ipardes e IBGE serviu também para discutir metodologias para aprimorar a Pesquisa. Outro assunto discutido foi a dificuldade que o Ipardes tem em realizar entrevistas nos domicílios das classes de renda mais altas, conforme informou a diretora de Estatística do Ipardes, Deborah Carvalho. “A sensibilização dos moradores das classes A e B de Curitiba é hoje um grande desafio para que possaos realizar a pesquisa”, afirmou.
Nesta segunda-feira (30), pesquisadores do Ipardes reúniram-se novamente com o IBGE, no Rio de Janeiro, para uma reunião técnica no 4.º Fórum do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares - SIPD. Neste seminário foram discutidos assuntos que se referem à Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) simplificada, Pesquisa Nacional de Amostras Domiciliares (PNAD) contínua e as pesquisas que compõem o SIPD.
Ipardes e IBGE renovam convênio para Pesquisa Mensal de Emprego
A pesquisa é realizada pelo IBGE nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre e, agora, voltará a ser feita em Curitiba
Publicação
30/06/2008 - 14:20
30/06/2008 - 14:20
Editoria