Curitiba fechou a segunda semana de abril com recuo de 0,34 ponto percentual no índice de inflação para famílias que recebem até 40 salários mínimos. Segundo a prévia do IPC (Índice de Preços ao Consumidor), realizada nos 30 dias que antecedem 14 de abril e divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Ipardes, o índice passou de 0,60% na primeira semana do mês para 0,26%.
De acordo com a coordenadora do projeto IPC, Maria Luiza de Castro Veloso, a maior influência para o comportamento do índice geral foi do grupo Vestuário, que teve alta de 3,22% nos preços de seus produtos. Maria Luiza explica que essa alta representou contribuição de 0,21 ponto percentual para a prévia, o que significa que, caso este grupo tivesse se mantido estável o índice da referida quadrissemana teria ficado em apenas 0,05%.
Ainda segundo a coordenadora, o índice não foi mais elevado devido ao comportamento dos grupos Saúde e Cuidados Pessoais e Despesas Pessoais com quedas de 0,57% e 0,20%, respectivamente. Individualmente, os itens que mais contribuíram no índice geral, com alta, foram: tomate (66,31%), conserto de veículos (4,02%), leite pasteurizado (4,41%) e automóvel de passeio nacional zero km (1,53%). Com queda: gasolina (-4,89%)
Veja no anexo a tabela com as variações de todos os grupos: