Investimentos da Sedu/Comec na Grande Curitiba são de R$ 75,8 milhões

Foram construídos quatro terminais metropolitanos e 24,2 quilômetros de vias urbanas ampliadas, duplicadas ou pavimentadas. Obras fazem parte do Programa de Integração do Transporte (PIT).
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30/12/2009 - 11:46
A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), realizou na Grande Curitiba, desde 2003, a ampliação, duplicação e pavimentação de 24,2 quilômetros de vias urbanas e a construção e revitalização de quatro terminais metropolitanos que recebem, diariamente, 147 mil passageiros. Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, estas obras totalizaram investimentos de R$ 75,8 milhões em recursos do Programa de Integração do Transporte (PIT). “O Governo do Estado está construindo um corredor metropolitano que interliga os municípios do entorno da capital, desafogando o atual sistema radial de transporte, em que a maioria dos ônibus passa por Curitiba. Com isso é estabelecido um novo eixo indutor do crescimento, por meio da implantação de novas atividades socioeconômicas”, explica Forte Netto. Ao todo, o PIT conta com recursos da ordem de R$ 124 milhões para obras estruturais e viárias, que estão sendo aplicados nas cidades de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul. OBRAS CONCLUÍDAS - No município de São José dos Pinhais, foi duplicada a Avenida das Américas (1,1 quilômetro), no prolongamento da curitibana Avenida Marechal Floriano Peixoto, incluindo a duplicação da ponte sobre o Rio Iguaçu. Em Colombo, a Estrada da Ribeira foi duplicada, ampliada e revitalizada nos primeiros seis quilômetros, passando de duas para seis faixas de rolamento. O Governo do Estado também revitalizou o terminal metropolitano de transporte coletivo do Alto Maracanã, e construiu dois: o do Guaraituba e o do Roça Grande. Os três estão em funcionamento. Ainda no município, estão prontas as obras da Trincheira na Rodovia da Uva que serve de acesso ao terminal metropolitano do Roça Grande, fazendo parte da integração do município com Almirante Tamandaré. A trincheira ainda vai se integrar com as futuras obras de duplicação da Rodovia da Uva, recentemente anunciadas pelo governador Roberto Requião. Tal obra tem o projeto de engenharia assinado pela Comec e será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) com recursos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Em Almirante Tamandaré foram pavimentados três quilômetros das ruas Francisco Krüger e Antonio Johnson (que são o prolongamento da Avenida Anita Garibaldi). Em Fazenda Rio Grande, estão prontas as obras de pavimentação das avenidas Brasil, das Araucárias, Francisco Ferreira da Cruz e Nicola Pellanda (trecho de 3,2 quilômetros). Em Curitiba foi concluída e entregue a revitalização e ampliação da Rua Nicola Pelanda, num trecho de 4,4 quilômetros, no Bairro Umbará. Outras obras do PIT que estão concluídas são a pavimentação da Avenida São Pedro (corredor de ônibus) em Itaperuçu; a trincheira da Integração sob a BR-116 (ligando Campina Grande do Sul e Quatro Barras), a ligação divisa Colombo/Rodovia da Uva, e o Terminal Metropolitano Angélica (Araucária). EM ANDAMENTO – O secretário Forte Netto conta que outras sete obras estão em execução, com recursos do PIT, na Grande Curitiba. Em São José dos Pinhais, está sendo construída a trincheira da Avenida as Torres/Rui Barbosa, em quatro quilômetros de obras e investimentos de R$ 11,3 milhõesTambém estão sendo feitas intervenções entre o município e Tijucas do Sul, na Rua Izaura Pavaglio Rocha, com investimentos de R$ 1,8 milhão. Em Almirante Tamandaré, para concluir a ligação do município com a capital, está em obras o último trecho nas ruas Antonio Johnson e Domingos Sucato (prolongamento da Anita Garibaldi), numa extensão de três quilômetros e recursos de R$ 7,8 milhões. Também no município estão sendo realizadas intervenções na ligação Almirante Tamandaré/Colombo, com 3,75 quilômetros e com investimentos de R$ 8 milhões. “Cerca de 80% dos serviços já estão concluídos”, informa Forte Netto. Também estão em andamento as obras de construção dos terminais de Fazenda Rio Grande, que terá investimentos de R$ 4,8 milhões e receberá 62 mil usuários por dia, de Campo Largo, com investimentos de R$ 4 milhões e capacidade para 20 mil passageiros todos os dias úteis, e de São José dos Pinhais, com recursos da ordem de R$ 4 milhões, que vai abrigar mais de 72 mil passageiros diariamente. Em Curitiba, o Terminal do Cabral está sendo reformado e ampliado, com recurso de R$ 3,7 milhões. Outras duas obras em andamento são os mini-terminais de Contenda e Campina Grande do Sul, totalizando R$ 1,3 milhão. PROJETOS - A Comec também desenvolve o Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI, da Região Metropolitana que já é uma realidade para os municípios da Grande Curitiba. A publicação elaborada pela Comec estabelece diretrizes para a ocupação territorial metropolitana e orienta a estruturação urbana com o estabelecimento de diretrizes para o sistema viário metropolitano. O documento vem sendo usado como referência para a organização do território metropolitano, uma vez que redesenha uma estratégia para o desenvolvimento a partir dos contextos sócio-econômicos, físico-territoriais e institucionais da região. A Comec ainda propôs, junto ao governo federal, um conjunto de obras tendo em vista a realização da Copa do Mundo 2014 em Curitiba. Os projetos podem entrar no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, e tem o objetivo de assegurar fluidez ao sistema de tráfego da capital por meio de acessos e corredores na região metropolitana de Curitiba ÁREA DO IGUAÇU – Consolidando a importância de proteger e recuperar as várzeas do Rio Iguaçu, a Comec o IAP, Mineropar e Suderhsa, estabeleceram um instrumento normativo mediante a criação da Área de Interesse Especial Regional do Iguaçu (AIERI) , Decreto Estadual n.º 3.742, de 12/11/2008. As áreas localizadas no trecho da Bacia Hidrográfica do Alto Iguaçu consistem em áreas de destaque na RMC pela necessidade de proteção e conservação, haja vista a sua função como principal canal de drenagem do território urbano metropolitano e importante corredor de biodiversidade regional. Com o decreto, o Governo Estadual vai planejar a ocupação deste ambiente. BOX: Obras do PIT concluídas Pavimentação: São José dos Pinhais – 1,5 quilômetro – R$ 7 milhões Colombo – 7,2 quilômetros – R$ 23,4 milhões Almirante Tamandaré – 3 quilômetros – R$ 5,7 milhões Fazenda Rio Grande – 12,5 quilômetros – R$ 18,9 milhões Itaperuçu – R$ 1,5 milhão Campina Grande do Sul/ Quatro Barras – R$ 4,9 milhões Curitiba – 4,4 quilômetros – R$ 6,5 milhões Terminais: Alto Maracanã (Colombo) – R$ 4,2 milhões – 70 mil passageiros/ dia Guaraituba (Colombo) – R$ 2,6 milhões – 40 mil passageiros/ dia Roça Grande (Colombo) – R$ 1,6 milhão – 17 mil passageiros/ dia Angélica (Araucária) – R$ 2,9 milhões – 20 mil passageiros/ dia Obras do PIT em andamento Trincheira da Avenida das Torres-Avenida Rui Barbosa – R$ 11,3 milhões São José dos Pinhais. Terminais: Cabral (Curitiba) reforma – R$ 3,7 milhões São José dos Pinhais – R$ 4 milhões Campo Largo – R$ 4 milhões Fazenda Rio Grande – R$ 5,3 milhões Contenda e Campina Grande do Sul – R$ 1,3 milhão Pavimentação: Almirante Tamandaré – R$ 7,8 milhões São José dos Pinhais – R$ 1,8 milhão