Investimento do Governo em obras urbanas na região Centro-Sul chega a R$ 90 milhões

São 336 obras e ações de infraestrutura urbana garantidas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano nos 36 municípios da região Centro-Sul do Paraná desde 2003
28/05/2010 - 16:00
O Governo do Paraná investiu R$ 89,8 milhões na realização de 336 obras e ações de infraestrutura urbana nos 36 municípios da região Centro-Sul do Paraná desde 2003. A informação foi dada nesta sexta-feira (28/5), em Guarapuava, pelo secretário interino do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, no segundo dia da 3ª reunião do Programa de Descentralização do Governo. “São investimentos feitos em parceria com as prefeituras para que a população passe a ter melhores condições de vida, com mais empregos, mais renda e um sentido maior de cidadania”, disse.
Wilson Lispki destacou que, na região, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e o Paranacidade entregaram 23 centros de Saúde da Mulher e da Criança, lembrando que há outros em fase de licitação ou de entrega de ordem de serviço, como ocorreu nesta sexta-feira em Laranjeiras do Sul quando o governador Orlando Pessuti autorizou o início das obras da unidade local. “Estas unidades, construídas pela Sedu/Paranacidade e equipadas pela Secretaria da Saúde, serão responsáveis, sem qualquer sombra de dúvida, pela redução significativa dos índices de mortalidade materno-infantil no Paraná. Nosso Estado fez um pacto pela vida e isto está dando certo”, salientou.
PAVIMENTAÇÃO – A maior parte dos recursos disponibilizados em forma de financiamento às prefeituras pela Sedu/Paranacidade – R$ 24 milhões – foi destinada à pavimentação e recape de vias públicas urbanas. “Foram e estão sendo realizadas 65 obras, o que corresponde a 134 quilômetros lineares de asfalto, com calçadas, meio-fio, galerias de águas pluviais e plantação de grama”, disse o secretário.
Outra parcela significativa de empréstimos – R$ 20 milhões – foi liberada para que os municípios da região pudessem comprar máquinas e equipamentos rodoviários, renovando os seus parques. Ao todo, foi financiada a aquisição de 97 veículos, entre motoniveladoras, retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, pás-carregadeiras, caminhões caçamba, caminhões coletores de lixo e ônibus escolares.
O secretário destacou igualmente outros investimentos, como a construção de cinco unidades do programa Bombeiros Comunitários, 22 quadras cobertas em colégios estaduais, 15 ginásios de esportes, três rodoviárias, nove escolas municipais, seis creches, oito centros comunitários e culturais, oito barracões industriais e comerciais, além de 23 praças. Lipski disse ainda que, dos 36 municípios da região Centro-Sul, 34 têm ou estão elaborando seus planos diretores – 27 dos quais financiados pela Sedu/Paranacidade. “Enfim, o sistema governamental de financiamento de obras e ações de infraestrutura urbana permite que os municípios paranaenses possam se desenvolver e garantir o crescimento social, cultural, educacional e econômico de seus moradores”, completou.