A Sanepar anuncia que a reservação da água nas barragens está com capacidade máxima, o que aumenta a segurança do abastecimento de água no próximo verão. Diferentemente do que previam as análises meteorológicas para o outono e inverno, com chuvas escassas e o clima mais seco, os 220 milímetros (mm) registrados somente no mês de julho, contra uma média histórica de 70 mm, conforme dados do Instituto Tecnológico Simepar, aumentaram os níveis das represas da Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba.
As barragens são reservatórios de água “in natura”, com a finalidade de garantir a produção e o abastecimento da população da Grande Curitiba em períodos de redução dos índices pluviométricos, de curta ou de longa duração. Atualmente são três barragens em operação com capacidade total de reservação de 129 milhões de metros cúbicos (m³). São elas: Iraí (com 58 milhões de m³), Piraquara I (23 milhões de m³) e Passaúna (48 milhões de m³). Há ainda em formação a barragem Piraquara II, inaugurada no ano passado, atualmente com 60% de seu volume. Quando ela estiver em pleno funcionamento, irá ampliar em aproximadamente 20,8 milhões de m³ o volume de água armazenado na região.
O Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 3 milhões de habitantes, interligados à rede de distribuição por cerca de 750 mil ligações de água. Além da capital, esse sistema integra os municípios de São José dos Pinhais, Araucária, Piraquara e Pinhais. Ainda abastece, parcialmente, os municípios de Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Campo Magro, Campina Grande do Sul e Quatro Barras.
Inverno chuvoso gera mais segurança na oferta de água para o próximo verão
As três barragens que atendem a Grande Curitiba estão com capacidade de reservação máxima
Publicação
03/08/2009 - 17:00
03/08/2009 - 17:00
Editoria