A Ouvidoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), oferece várias formas de contato para os cidadãos. Uma delas é a internet. No site da instituição, é possível registrar solicitações, denúncias, reclamações, sugestões e elogios sobre as ações do governo estadual. No primeiro semestre de 2006, dos 7.022 contatos, 2.446 foram feitos por esse meio, o que corresponde a 34,8% do total.
Para registrar suas mensagens, os internautas precisam entrar no site da Ouvidoria (www.pr.gov.br/ouvidoria) e clicar no link “Fale com o Ouvidor”. A equipe da Secretaria faz a triagem dos casos e os encaminha para os órgãos responsáveis para averiguação. Posteriormente é enviada a resposta para cada cidadão.
Outro serviço oferecido na página da Secretaria é a consulta de encaminhamento e respostas. Segundo a gerente de atendimento Fabiane Mazur Bizi, ao entrar em contato com a Ouvidoria – seja por telefone, pessoalmente ou pela internet –, cada pessoa recebe um código para consulta e o número do seu atendimento. Com eles, o cidadão pode consultar o andamento da solicitação pelo site.
De acordo com Fabiane, basta acessar o endereço da Ouvidoria e clicar nos links “Fale com o Ouvidor” e “Consulte reivindicação”. “Na tela aparecerá o nome do órgão para onde o procedimento foi encaminhado, a própria solicitação ou denúncia feita pelo cidadão e, quando houver, a resposta da Secretaria competente”, explica.
Outros serviços – Além de poder entrar em contato com a Ouvidoria, a população encontra outros serviços no site da Secretaria. Diariamente, por exemplo, são publicadas as estatísticas de atendimento. Para consultar a quantidade de atendimentos e procedimentos instaurados, basta clicar em “Estatísticas”.
Além disso, há uma lista com os telefones de contato de todos os Ouvidores da Casa, que são os servidores de outras Secretarias, autarquias e estatais que atuam em parceria com a Ouvidoria Geral. Os nomes e telefones dos ouvidores municipais também estão listados no link “Rede de Ouvidores”. São eles que trabalham junto com a Secretaria para que haja melhor encaminhamento de questões de competência municipal e estadual.
Também há seções de “Perguntas e Respostas”, links para outras ouvidorias e órgãos (“Links”), a explicação de programas gerenciados pela Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria (“Programas”) e um histórico da instituição (“Histórico”).
Meios – Além da internet, a Ouvidoria oferece outros meios de contato para a população. Os cidadãos podem enviar cartas ou ser atendidos pessoalmente. O endereço da Secretaria é Rua Comendador Araújo, 711, no bairro Batel, em Curitiba, Paraná, CEP 80.420-000. Também é possível ligar para o órgão por meio do telefone 0800-411113. A ligação é gratuita. A Secretaria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h.