A maior parte dos atendimentos feitos pela Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, em janeiro, foi pela internet. Ao todo, 50,94% das solicitações de informações, denúncias, reclamações, sugestões e elogios sobre ações e programas do governo do Paraná foram feitos pela página na internet. Isso representa 460 contatos de um total de 903 atendimentos realizados durante todo o mês.
O segundo meio mais utilizado foi o telefone. A Ouvidoria oferece aos cidadãos o número 0800-411113, por meio do qual pode-se fazer ligações gratuitas para o órgão. Foram registrados em janeiro 415 atendimentos pelo 0800 – ou seja, 45,96% do total.
Além dessas formas de contato, a Secretaria recebe solicitações de dados, reclamações e denúncias por carta e realiza atendimentos pessoais, na sede da instituição. De todos os registros verificados no primeiro mês do ano, 3,1% foram feitos por esses meios.
Procedimentos – Muitos dos atendimentos registrados, durante o mês passado, foram solucionados pelo Setor de Atendimento no momento do contato com a Ouvidoria. Os casos que necessitaram de averiguação resultaram em procedimentos instaurados e foram enviados para os órgãos competentes.
Dos 654 encaminhamentos, a maior parte (284) foi de solicitações de informações. Além disso, a população fez reclamações (201) e denúncias (137). Durante o mês, os cidadãos também registraram sugestões e elogios (32) sobre as atividades do Poder Executivo estadual.
Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Telefone: 0800-411113. Rua Comendador Araújo, 711, bairro Batel, em Curitiba. CEP 80.420-000. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h. Na internet, basta acessar o endereço www.pr.gov.br/ouvidoria (clicar no link “Fale com o Ouvidor”).