As cidades do interior foram responsáveis por 89,3% dos 5.964 empregos formais gerados no Paraná no mês de junho. Um estudo da secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, divulgado nesta sexta-feira (31), mostra que, na lista dos municípios que mais empregaram, os municípios do interior ocupam oito, das dez primeiras posições.
Os números são baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o ranking traz os dez municípios, com população superior a 30 mil habitantes, que tiveram os melhores resultados em geração de emprego. O desempenho do Estado no último mês foi o melhor da região Sul do País e melhor do Brasil proporcionalmente à população. Com os números de junho, o Paraná abriu 40.511 novas vagas no semestre.
Rolândia, no Norte Pioneiro, foi a cidade paranaense que mais criou oportunidades de trabalho no sexto mês do ano. Com cerca de 55 mil habitantes, o município registrou 642 admissões.
Para o secretário do Trabalho, Nelson Garcia, os resultados apresentados em junho comprovam a eficácia das políticas públicas adotadas pelo governador Roberto Requião, com o objetivo de diversificar a economia no Estado e desenvolver todas as regiões do Estado.
“Estas políticas permitem que, em época de crise, como a que vivemos, não ficamos reféns de montadoras e multinacionais instaladas nos grandes centros urbanos. Significa trabalho no campo, nos pequenos comércios e nas milhares de indústrias instaladas fora de Curitiba e Região”, analisou.
LISTA - O ranking dos municípios paranaenses que mais abriram oportunidades de emprego traz Paranavaí, no Noroeste, em segundo lugar. Na cidade, foram contratadas 527 pessoas em junho. Umuarama, na mesma região, aparece em seguida, com 517 admissões no mês.
No Norte, Londrina registrou 515 trabalhadores com a carteira de trabalho assinada e ficou na quarta posição. Maringá garantiu o quinto lugar, com a abertura de 502 postos de serviço.
Na mesma região, os município de Bandeirantes e Cornélio Procópio tiveram destaque na geração de empregos formais: foram responsáveis por 454 e 259 contratações, respectivamente. Garantindo a sexta e a oitava colocações.
Das 26 cidades que compõem a Região Metropolitana de Curitiba, apenas Araucária (325 vagas abertas) e São José dos Pinhais (248 vagas) estão na listagem. Elas aparecem nas sétima e nona posições, respectivamente. Já a capital teve mais demissões do que contratações e apresentou saldo negativo de -10 empregos. Curitiba ficou em 44o lugar e não aparece no ranking divulgado pela Secretaria.
A lista fecha com Cascavel, no Oeste do Paraná, que teve saldo de 222 vagas de trabalho preenchidas e ocupa a décima posição.
BOX:
Confira os municípios com mais de 30 mil habitantes que mais geraram emprego em junho:
1.º - Rolândia: 642 empregos
2.° - Paranavaí: 527 empregos
3.º – Umuarama: 517 empregos
4.º - Londrina: 515 empregos
5.º - Maringá: 502 empregos
6.º - Bandeirantes: 454 empregos
7.º - Araucária: 325 empregos
8.º – Cornélio Procópio: 259 empregos
9.º – São José dos Pinhais: 248 empregos
10.º - Cascavel: 222 empregos
Interior responde por quase 90% dos empregos formais gerados no Paraná
Os municípios do interior foram responsáveis por 89,3% dos 5.964 empregos formais gerados no Paraná no mês de junho. Rolândia, na região Norte, foi a cidade que mais criou oportunidades de trabalho com o registro de 642 admissões
Publicação
31/07/2009 - 14:00
31/07/2009 - 14:00
Editoria