Um convênio firmado no ano passado entre os Ministérios de Esporte do Brasil e de Cuba está possibilitando a presença de cubanos para acompanhar competições nacionais e estaduais em todo Brasil. Depois de Poços de Caldas (MG), sede das Olimpíadas Escolares, agora chegou a vez de Toledo receber a visita de uma autoridade internacional para conhecer a estrutura disponibilizada nos 50.º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), promovido pelo Governo do Estado e Paraná Esporte.
Eduardo Luis Pérez Caballero, representante do Ministério de Cuba e do Comitê Olímpico Cubano, disse que a meta do convênio firmado entre os dois países é promover o crescimento técnico dos cubanos e brasileiros em vários segmentos esportivos. “É um intercâmbio de informações, uma colaboração dos dois países para ajudar os técnicos a trabalhar com esporte e com eventos como jogos escolares e outras competições como seguimento na formação acadêmica”, disse Perez.
Há três meses no Brasil, Pérez acompanhou os Jogos do Pan-americano no Rio de Janeiro, Parapan-americano e Mundial de Judô. Ele se disse impressionado com o que o Brasil apresentou em termos de estrutura e organização. Para o dirigente, isso é uma mostra do crescimento esportivo e existe a necessidade de passar isso a outros países.
Em Toledo, cidade que chamou de “maravilhosa”, depois de visitar o refeitório e alguns locais de competições, Perez disse que a organização dos Jap’s pode ser considerada um modelo para ser copiado. “O Brasil e o Paraná têm muitas pessoas competentes, que já puderam mostrar isso durante os Jogos Pan-americanos e agora estão mostrando aqui nos Jogos Abertos”, disse.
Para o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, os Jogos Abertos do Paraná já ganharam status internacional pela presença de atletas estrangeiros disputando várias modalidades, transmissões ao vivo pela TV Educativa a vários países e agora também chama a atenção de dirigentes estrangeiros. “Para o Paraná, ter a presença de um alto membro do COB de Cuba, prestigiando nosso evento, é sem dúvida uma prova da importância dos Jogos Abertos do Paraná”, destacou o dirigente.