O diretor-presidente da Celepar, Nizan Pereira, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, estiveram reunidos com equipes de técnicos das duas instituições, tratando de questões ligadas à prevenção e registro de delitos, além das ações de identificação civil. Os dois dirigentes assumiram o compromisso de estreitar relações em ações conjuntas para facilitar o acesso do cidadão paranaense aos serviços prestados pelo Estado.
Estas ações têm dado resultados muito positivos, como o Boletim de Ocorrência Unificado, que foi construído pela Celepar com a utilização de software livre. O sistema é utilizado para a elaboração de boletins de ocorrência em todas as delegacias do Paraná e também pela Polícia Militar. Além do controle do trâmite entre as unidades policiais, nos casos que a lei permite também faz a elaboração do termo circunstanciado para encaminhamento ao Juizado Especial.
Outra ação é o Alerta de Furto e Roubo de Veículo, também construído em software livre, que registra o aviso de furto e roubo de veículo pelo telefone 190. Além de ser integrado com o Boletim de Ocorrência Unificado, extraindo dele os dados do cidadão, é integrado com o banco de dados da Secretaria da Fazenda, para desconto no IPVA; com o Detran e com a Base Nacional (BIN), para bloqueio de veículos; e com o Sistema de Registro Policial, que controla os presos registrados pela Polícia Civil nas delegacias do Estado.
Construído em software livre, o Alerta de Furto e Roubo de Veículo emite também relatórios gerenciais e galeria de fotos para utilização nas atividades policiais e pelo sistema de Controle de Arrecadação da Polícia Civil, que controla a arrecadação da Polícia Civil e a emissão de alvarás para os estabelecimentos comerciais.
Integração entre Celepar e Segurança melhora a prevenção e o registro de delitos
Construído em software livre, o Alerta de Furto e Roubo de Veículo registra o aviso de furto e roubo de veículo pelo telefone 190
Publicação
11/01/2008 - 11:00
11/01/2008 - 11:00
Editoria