Com o propósito de trocar experiências, multiplicar projetos e ampliar cidadania com ações comunitárias integradas, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, comandou nesta segunda-feira (12) a primeira reunião de trabalho de integração entre diretorias e gerentes das 13 regionais do estado.
Durante o encontro, Rafael Greca ressaltou a importância do papel de cada um dos representantes regionais fazendo referência às iniciativas isoladas, que podem ser usadas de exemplos em todo o estado. “Precisamos de vocês. Uma regional significa tanto quanto esta sede. Vocês são nossos representantes nas suas respectivas regiões. Vamos multiplicar o que já foi feito e ampliar nossa atuação”.
Com apresentações individuais, os gerentes relataram suas experiências mostrando a situação geral de cada escritório mapeando as obras realizadas, em execução ou ainda em análise.
Projetos Modelos - A citação de projetos locais implantados regionalmente e que podem ser replicados em outros municípios também foi destaque, como a efetivação de parcerias com empresas privadas relatada pela gerente de Francisco Beltrão, Tânia Bernardon, no qual a Cohapar executa a obras, nos quais residirão os funcionários da empresa parceira.
A regional de Francisco Beltrão, que atua junto a 40 municípios do sudoeste do estado, no último mandato do governador Roberto Requião concluiu 991 unidades, 1.056 estão em obras e conta com 498 projetos em convênio assinado. Outro importante projeto citado por Tânia Bernardon, que recebeu apoio para ser replicado nas demais regionais, foi a ocupação de vazios urbanos, como o realizado no município de Santa Izabel D’Oeste. “Este programa deve ser oferecido para prefeitos de todos os municípios, pois inibe a proliferação da criminalidade em espaços não ocupados”, enfatiza o presidente da Cohapar.
Com o maior raio de atuação no que se refere à distância, 200 Km, e menor número de municípios, 24, a regional de Ponta Grossa, gerenciada por Lourival Giovani, atende a alguns municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como por exemplo Ortigueira. Desta forma, a implantação de projetos que contém com a parceria de empresas foi bastante debatida. Esta regional, de 2003 a 2006, conta com 741 unidades construídas, 594 em execução e 1.074 unidades aprovadas.
O exemplo - Outra iniciativa modelo foi discutida durante a explanação de Helvécio Adil Segatin, gerente da regional Londrina, que atua num universo de 23 municípios. “A exemplo de outros países, podemos implantar em Londrina a Casa do Estudante, que beneficiará os jovens que vêm para a cidade estudar”, ressalta Rafael Greca. Esta regional conta com 1.220 obras concluídas – de 2003 a 2006, e 1.317 unidades em execução.
Já a regional de Cornélio Procópio, no mandato anterior do governador Roberto Requião, contruiu 1.185 casas e possui 1.885 em obras. A regional, que tem à frente o gerente Silvio Antônio Cunha, atende 41 municípios.
A regional de Umuarama, que conta com a gerência de Ceni Mello Bruder Mendes, atua em 31 municípios. Possui 248 conjuntos executados, 318 unidades executadas do Programa Imóvel na planta totalizando 11.058 unidades – 7.982 contratos ativos e 3.076 inativos. No Governo de Roberto Requião, de 2003 a 2006, conta com 25 empreendimentos executados totalizando 580 unidades e 17 unidades da Casa do Zelador.
A gerente da regional de Cascavel, Maria Iolete de Moura - que atende 50 municípios e já beneficiou 21.441 mutuários, 70% construído na gestão de Roberto Requião - reside 389 conjuntos habitacionais. Possui 1.240 unidades habitacionais em 17 municípios.
Integração do Paraná marca primeira reunião de trabalho da Cohapar
Iniciativas modelo para o estado e País são compartilhadas nesta segunda-feira (12) durante primeiro encontro entre as treze regionais da Cohapar comandado pelo presidente da Companhia, Rafael Greca
Publicação
12/02/2007 - 18:05
12/02/2007 - 18:05
Editoria