A aproximação entre o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon (Insa) começou a se concretizar nesta quinta-feira (10) com a visita de dois representantes da instituição francesa a Curitiba. O vice-presidente para Assuntos Internacionais do Insa, Martin Raynoud, e o diretor Jean-Yves Cavaille têm interesse em formalizar parceria e colaborar com projetos do Lactec nas seis áreas de atuação.
“Já temos um pequeno intercâmbio com a França, e queremos ampliar esse intercâmbio”, disse o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Lactec, Ivo Brand. Ele recebeu os integrantes da delegação francesa da Região de Rhône-Alpes. Brand explicou que o Lactec tem projetos em desenvolvimento na maioria dos estados do Brasil e com diversos países nas áreas de hidráulica e hidrologia, envolvendo especialmente modelos de barragens de usinas hidroelétricas.
Martin Raynoud afirmou que a instituição está disposta a colaborar em todas as áreas de atuação do Lactec por meio de intercâmbios e bolsas de pesquisa. A instituição francesa é mantida por contratos com instituições públicas e privadas — o setor industrial é responsável por 40% dos recursos. Os contratos públicos correspondem a 45,7% dos recursos da Insa, que somam 20,7 milhões de euros anuais. A instituição edita 700 publicações por ano e registra em média 15 patentes anuais.
Os representantes do Insa foram recepcionados pelo coordenador geral da Unidade Gestora do Fundo Paraná da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior , Nivaldo Rizzi, pela a gerente da coordenadoria de Negócios e Gestão de Projetos do Lactec, Sandra Mara Alberth, pelo assessor da Superintendência do Lactec, Artur Bertol, pelo gerente do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico, Mário Dallavalli, e pela chefe da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Veneza.
O Lactec é um laboratório auto-sustentável que tem como parceiros o Governo do Paraná, a Copel, a Universidade Federal do Paraná, o Sistema Fiep e a Associação Comercial do Paraná. A Copel é um dos principais clientes do Lactec. A instituição mantém atualmente 50 bolsistas de cursos de mestrado e doutorado nas áreas em que atua — sistemas elétricos, eletrônicos e mecânicos, estruturas civis, hidráulica, hidrologia, meio-ambiente, geoprocessamento, tecnologia de materiais e tecnologia de informação.
Instituto francês quer parceria com Lactec
Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon quer colaborar com projetos do Lactec nas seis áreas de atuação
Publicação
10/05/2007 - 18:10
10/05/2007 - 18:10
Editoria