Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) poderão ser contratados pelo Governo do Estado para a prática de estágio nos órgãos da administração direta e autárquica do Poder Executivo. O termo que inclui o IFPR na Central de Estágio foi assinado nesta semana pela secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, e pelo reitor do instituto, Alípio Leal.
Na avaliação da secretária Maria Marta, a parceria vai contribuir tanto para a formação dos alunos do IFPR como para o aprimoramento das atividades cotidianas na administração pública. Isso porque, explicou Maria Marta, os estudantes terão a oportunidade de conhecer e aprender com as especificidades da atuação profissional no poder público. Por outro lado, continuou, os órgãos públicos receberão a contribuição de estudantes de uma instituição reconhecida pela qualidade de ensino.
O reitor Alípio Leal observa que o estágio é um “instrumento importante” para a inserção dos recém-formados no mercado de trabalho, e que a prática no serviço público vai contribuir para isso. “Os cursos técnicos têm comprovadamente um alto índice de empregabilidade e isso começa com o estágio onde o estudante tem a oportunidade de aprender e mostrar seu talento”, afirma.
ATUAÇÃO CONJUNTA - Maria Marta e Alipio Leal destacam que o ingresso do IFPR na Central de Estágio é mais uma parceria entre a instituição e o Governo do Paraná que surge em benefício da coletividade. Eles citam a atuação conjunta entre IFPR e as secretarias de Estado da Administração, do Desenvolvimento Urbano e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na oferta de cursos de capacitação profissional de servidores estaduais e municipais.
Neste ano, como resultado dessa parceria já se formaram 2.600 funcionários públicos em todo o Paraná no curso “Técnico em Gestão Pública”, de nível pós-médio. Outros 1 mil servidores fazem o “Tecnólogo em Gestão Pública”, curso de nível superior, lançado no ano passado. “A inclusão do IFPR na Central de Estágio é mais uma iniciativa em prol da melhoria do serviço público”, assinalam a secretária e o reitor. O IFPR tem origem na Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 2008, uma lei assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou a escola em instituto educacional.
SOBRE A CENTRAL - A Central de Estágio é coordenada pela Escola de Governo do Paraná, que tem a gerência executiva vinculada à Secretaria da Administração. Consiste num sistema centralizado de dados e acompanhamento das contratações de estagiários e das atividades por eles desempenhadas nos órgãos públicos estaduais. O governo só contrata estudantes de instituições (escolas, colégios, faculdades, universidades) credenciadas pela Central de Estágio.
Pelo portal da Escola de Governo (www.escoladegoverno.pr.gov.br, clicando em “Central de Estágios”), os estudantes – dos ensinos médio e superior – fazem seu cadastro. Quando um órgão público precisa de um estagiário, recorre ao banco de dados da Central de Estágio para verificar quais candidatos se encaixam às atividades a serem desenvolvidas.
Depois da seleção, feita pelos órgãos que estão contratando, o estudante aprovado – se estudar numa escola vinculada à Central – é contratado. O estagiário recebe bolsa-auxílio (R$ 3,50/hora para ensino médio e R$ 4,50/hora para ensino superior) mais vale transporte.
SERVIÇO – O telefone da Escola de Governo é o (41) 3351-6145.
Instituto Federal se une à Central de Estágios do Governo do Paraná
Agora, os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) poderão ser contratados pelo Governo do Estado
Publicação
28/05/2009 - 15:20
28/05/2009 - 15:20
Editoria