Diversas instituições municipais, estaduais, federais e de ensino têm procurado a Ouvidoria do Estado para obter informações a respeito do Sistema OUV, um aplicativo usado no registro, encaminhamento e controle gerencial das solicitações relatadas pela população. Nesta semana, servidoras do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) estiveram na sede da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seog), em Curitiba, onde souberam mais detalhes sobre o programa desenvolvido em software livre.
“Nós estamos numa fase muito boa do sistema, que passamos a utilizar a partir de 2003. Desde que foi criado, em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), ele foi aprimorado aos poucos e atingimos um grau de excelência. E com base nas demandas recebidas por cada órgão, podem ser sugeridas melhorias para o OUV. Isso só fortalece o programa e, consequentemente, proporciona um atendimento mais ágil e eficiente aos cidadãos”, destacou o coordenador da instituição, Carlos Batista Soares.
Segundo ele, cópias do software já foram cedidas de forma gratuita a entidades localizadas em várias regiões do Brasil. Entre elas estão as prefeituras de Morretes, Almirante Tamandaré e Telêmaco Borba, no Paraná, e Porto Velho, no Espírito Santo; o governo de Santa Catarina; a Empresa Brasil de Comunicação (EBC); a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU); as secretarias de Estado da Educação, da Saúde, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; o Ministério Público do Paraná (MP-PR); os Tribunais de Contas do Paraná (TCE-PR) e de Santa Catarina (TCE-SC), e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
Soares salientou que essas instituições foram atraídas pelas ferramentas que facilitam o trabalho de contato direto com a população. Algumas das funções do OUV são a inclusão de atendimentos, o encaminhamento on-line dos casos aos órgãos competentes, o envio de cartas e e-mails para os ouvidores e solicitantes, e a geração de diversos tipos de relatórios estatísticos, divididos por assunto, forma de contato e municípios, por mês, ano e período, por exemplo. “Pretendemos passar a usar o sistema o quanto antes, pois precisamos de inovação para melhorar o atendimento aos cidadãos”, adiantou a ouvidora do Detran, Marli Marlene de Souza Batagini.
Além dela, as servidoras Vilma Lopes de Oliveira, da Ouvidoria do departamento, e Karla Danelize Kirsch, da assessoria de planejamento do mesmo órgão, conheceram o funcionamento do software. Os detalhes foram apresentados pela gerente de atendimento da Ouvidoria Geral, Fabiane Mazur Bizi Barbalho; pelo supervisor do setor de informática da Secretaria Especial, Eloi Mendes Lima, e pela analista da Celepar, Fernanda Koppe.
“Nós estamos numa fase muito boa do sistema, que passamos a utilizar a partir de 2003. Desde que foi criado, em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), ele foi aprimorado aos poucos e atingimos um grau de excelência. E com base nas demandas recebidas por cada órgão, podem ser sugeridas melhorias para o OUV. Isso só fortalece o programa e, consequentemente, proporciona um atendimento mais ágil e eficiente aos cidadãos”, destacou o coordenador da instituição, Carlos Batista Soares.
Segundo ele, cópias do software já foram cedidas de forma gratuita a entidades localizadas em várias regiões do Brasil. Entre elas estão as prefeituras de Morretes, Almirante Tamandaré e Telêmaco Borba, no Paraná, e Porto Velho, no Espírito Santo; o governo de Santa Catarina; a Empresa Brasil de Comunicação (EBC); a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU); as secretarias de Estado da Educação, da Saúde, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; o Ministério Público do Paraná (MP-PR); os Tribunais de Contas do Paraná (TCE-PR) e de Santa Catarina (TCE-SC), e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
Soares salientou que essas instituições foram atraídas pelas ferramentas que facilitam o trabalho de contato direto com a população. Algumas das funções do OUV são a inclusão de atendimentos, o encaminhamento on-line dos casos aos órgãos competentes, o envio de cartas e e-mails para os ouvidores e solicitantes, e a geração de diversos tipos de relatórios estatísticos, divididos por assunto, forma de contato e municípios, por mês, ano e período, por exemplo. “Pretendemos passar a usar o sistema o quanto antes, pois precisamos de inovação para melhorar o atendimento aos cidadãos”, adiantou a ouvidora do Detran, Marli Marlene de Souza Batagini.
Além dela, as servidoras Vilma Lopes de Oliveira, da Ouvidoria do departamento, e Karla Danelize Kirsch, da assessoria de planejamento do mesmo órgão, conheceram o funcionamento do software. Os detalhes foram apresentados pela gerente de atendimento da Ouvidoria Geral, Fabiane Mazur Bizi Barbalho; pelo supervisor do setor de informática da Secretaria Especial, Eloi Mendes Lima, e pela analista da Celepar, Fernanda Koppe.