As instituições de ensino da Região Sul que atuarão na capacitação dos educadores do programa Projovem Urbano reúnem-se até este sábado (7) para a preparação de suas equipes antes da implantação e reinício do programa. O Projovem Urbano oferece a conclusão do ensino fundamental em 18 meses, qualificação profissional e atuação comunitária a jovens entre 18 e 29 anos que sabem ler e escrever, porém não concluíram a 8ª série. Ainda receberão um auxílio mensal de R$ 100 e as aulas começarão no dia 6 de abril.
Escolas de ensino superior públicas ou sem fins lucrativos participam deste encontro trazendo profissionais que já possuem experiência com educação e implantação de políticas sociais. Estas equipes farão a capacitação inicial e continuada dos educadores que darão aulas no Projovem Urbano. No Paraná, estão sendo contratados mais de 300 educadores para atuarem nos 17 municípios que receberão o programa em 2009. Também participam do encontro representantes de instituições de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e também da Universidade do Oeste Paulista.
A Secretaria da Criança e da Juventude, responsável pela coordenação do programa nos municípios paranaenses com menos de 200 mil habitantes, optou pela regionalização das instituições para que haja maior proximidade no acompanhamento das ações. A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL) foram selecionadas para atuarem na formação dos educadores paranaenses.
A primeira fase da capacitação desses educadores será realizada de 21 a 31 de março em Faxinal do Céu. Durante o ano, será feito o acompanhamento do programa através de capacitações mensais de 12 horas cada em suas regiões.
A secretária Thelma Alves de Oliveira explica que o espírito do Projovem é de explorar as alternativas e recursos para a inclusão social destes jovens. “A Secretaria se abre para uma aliança com as instituições, para discutirmos juntos as soluções e darmos a oportunidade a estes jovens de voltarem a estudar”.
Zuleika de Abreu e Luiza Lemos são as coordenadoras do evento e parceiras da Coordenação Nacional do Projovem Urbano. Segundo Zuleika, que também representa a Fundação Darcy Ribeiro/RJ, esta primeira fase de capacitação dos formadores é importante para que eles compreendam a metodologia de ensino diferenciada trazida pelo Projovem, que proporciona uma aprendizagem interdisciplinar. “Muitas vezes, no primeiro contato que esses formadores têm com o Projovem eles vêm com uma idéia difusa do que o programa pode ser. Este momento de encontro é esclarecedor e possibilita o contato com equipes de outros Estados e regiões, a troca de conhecimento entre os que já conhecem o programa e os que chegaram agora”, explica Luiza.
Instituições formadoras do Projovem Urbano participam de capacitação
As instituições de ensino da Região Sul que atuarão na capacitação dos educadores do programa Projovem Urbano reúnem-se até este sábado (7) para a preparação de suas equipes antes da implantação e reinício do programa
Publicação
03/03/2009 - 16:00
03/03/2009 - 16:00
Editoria