Instalada Comissão Ferrosul na Assembléia do RS

Comissão é formada por cinco deputados; presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, participou nesta quarta-feira (4) da instalação
04/11/2009 - 19:52
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, participou nesta quarta-feira (4), pela manhã, da instalação da Comissão de Representação Externa para debater a implantação do ramal da Ferroeste no Rio Grande do Sul – Ferrosul, no gabinete da presidência da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. A cerimônia foi dirigida pelo presidente da Casa, deputado Ivar Pavan. Integram a comissão os deputados Jerônimo Goergen (PP), Fabiano Pereira (PT), Gilberto Capoani (PMDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Adroaldo Loureiro (PDT) e Raul Carrion (PCdoB). Além dos deputados integrantes da comissão participaram da solenidade prefeitos e vereadores da Região Norte do Rio Grande do Sul, diretamente atingida pela nova ferrovia, e o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes. O coordenador da comissão é o deputado Jerônimo Goergen. A deputada Zilá Breitenbach, salientou a união dos quatro estados (PR, RS, SC e MS) em torno da criação da nova ferrovia e destacou a urgência do estudo – 30 dias – para concluir os debates. “Vamos correr, mas com certeza teremos ótimos resultados porque a Ferrosul virá para ajudar no crescimento do nosso Estado, fazendo com que o Rio Grande se desenvolva ainda mais”. Para Samuel Gomes, presidente da Ferroeste, o movimento representa “uma retomada do Brasil aos trilhos, processo que foi interrompido com as privatizações de 1996”. A Ferrosul, disse ele, terá uma função social: “Ao contrário das empresas privadas cujo único objetivo é o lucro para ser repassado aos acionistas”. BOX REUNIÃO DO PARLASUL DEBATE FERROSUL Começa nesta quinta-feira (5), em Florianópolis, o VII Encontro do Colegiado dos Presidentes das Assembléias Legislativas. O encontro será aberto com a palestra “A Ferrosul como instrumento de integração e desenvolvimento do Sul do Brasil”, proferida pelo presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, a convite do Parlasul, entidade que reúne os parlamentares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O encontro vai até sexta-feira (6). Segundo o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan, a discussão sobre a Ferrosul, no encontro do Parlasul, que acontece dentro do Encontro do Colegiado dos Presidentes das Assembléias Legislativas, visa “buscar um compromisso mútuo de todos os presidentes”. O objetivo da discussão entre os parlamentares, explica Pavan, “é termos precisão na nossa política” a respeito da nova ferrovia. De acordo com Pavan, “a reunião servirá para ajustar a posição de cada um e tirar uma posição para ser encaminhada aos governadores dos quatro Estados”. O próximo passo, segundo o deputado será levar essa posição ao Governo Federal, “para que a região Sul seja contemplada com esse projeto de uma ferrovia que integre os quatro estados do Sul e inclusive os países vizinhos”.