Começam em fevereiro as matrículas para os jovens interessados no Projeto Juventude Cidadã, do governo federal. Coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social e desenvolvido com a parceria das prefeituras municipais, o projeto deve atender 11 mil jovens ainda em 2008 e os investimentos totalizam R$ 3,5 milhões. Uma comissão da Secretaria já analisa as instituições que participaram do edital para ofertar os cursos e 3.500 adolescentes devem ser atendidos na primeira fase do programa.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, o programa é mais do que uma forma de qualificar e preparar o jovem para o mercado de trabalho. “O Juventude Cidadã retira o adolescente das ruas para dar a ele uma nova perspectiva de vida. Enquanto participa das aulas o jovem não se perde para as drogas, para o crime e para a violência”, explica.
Além de aprender novas profissões o programa oferece uma bolsa-auxílio para ajudar o adolescente e a família. São cinco parcelas de R$ 120,00 ao longo do programa. Podem participar jovens com idade entre 16 e 24 anos, matriculados no ensino regular ou que tenham concluído o ensino médio, e que nunca tenham trabalhado com carteira assinada. Outra exigência é de que os jovens renda mensal da família seja de até meio salário mínimo por pessoa.
A maioria dos jovens termina o programa empregado, já que os municípios que recebem o investimento para a implantação do projeto têm o compromisso de empregar até o final do curso pelo menos 30% dos participantes. Além disso, muitos se destacam nas aulas e nos trabalhos comunitários que prestam enquanto aprendem.
São oferecidos cursos de informática, administração e serviços sociais, entre outros. As inscrições são realizadas nas prefeituras dos 43 municípios do Paraná que fazem parte do Juventude Cidadã e são gratuitas. Para saber mais consulte o site da Secretaria: www.setp.pr.gov.br