Iniciada a escavação da trincheira da Avenida das Torres, em São José dos Pinhais

Trabalhos de escavação da trincheira da Avenida das Torres, em São José dos Pinhais, para implantação das pistas da Avenida Rui Barbosa começaram na quarta-feira (14)
Publicação
14/04/2010 - 17:00

Confira o áudio desta notícia

Começaram nesta quarta-feira (14) os trabalhos de escavação da trincheira da Avenida das Torres, em São José dos Pinhais, para implantação das pistas da Avenida Rui Barbosa. O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, e o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, acompanharam o início dos serviços e informaram que toda obra estará concluída no fim do mês de julho. A trincheira está sendo construída pelo Governo do Estado por meio da Sedu e de sua vinculada Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).
Forte Netto anunciou também que até o fim de maio serão reabertas as duas pistas da Avenida das Torres (sentido Aeroporto/BR-376-Curitiba e sentido Curitiba-Aeroporto/BR-376). A reabertura é importante para que sejam concluídas as alças de acesso às duas avenidas. “A trincheira vai servir para a melhoria do transporte coletivo metropolitano e do tráfego de veículos em geral, e será fundamental para a mobilidade na Copa do Mundo de 2014, permitindo a ligação rápida entre o Aeroporto Afonso Pena e o centro de Curitiba”, disse.
DRENAGEM – Forte Netto e Ivan Rodrigues também vistoriaram os trabalhos de implantação de um túnel que garantirá a drenagem pluvial da região, escoando a água da trincheira no Rio Ressaca. O túnel terá cerca de 600 metros de extensão e está sendo implantado a dez metros abaixo do nível da Avenida das Torres. A Avenida Rui Barbosa, que está interditada deste maio do ano passado, passará sob a Avenida das Torres e fará a ligação entre o centro de São José dos Pinhais e o Bairro Afonso Pena, no mesmo município, e a Rodovia BR-277.
Também participaram da visita às obras a diretora presidente da Comec, Maria Letizia Abatte Fiala, o secretário de Obras de São José dos Pinhais, Nivaldo Carneiro, o diretor técnico da construtora Empo, Heron Cunha, além de técnicos da Comec e da prefeitura.
A construção da trincheira faz parte do Programa de Integração do Transporte (PIT), do Governo do Estado, e os investimentos são da ordem de R$ 11,3 milhões.

GALERIA DE IMAGENS