A duplicação da BR-467 e a recuperação da PRC-163 criaram um novo ciclo de desenvolvimento para a microrregião de Toledo, no Oeste do Paraná. As obras estão entre as principais ações na área de infraestrutura viária do Estado, realizadas a partir de janeiro de 2003. Os resultados deste trabalho todo, iniciado durante minha gestão à frente da Secretaria de Estado dos Transportes, são visíveis e contemplam não apenas a população de Toledo, mas de Cascavel e os produtores rurais do Mato Grosso do Sul.
Antes de uma análise mais profunda, é bom ressaltar que as duas rodovias estão livres da cobrança do pedágio, ou seja, integram a malha dos Caminhos da Liberdade, executada pelo Governo em todas as regiões do Paraná. A duplicação da BR-467 era um sonho de mais de 30 anos dos moradores de Toledo e Cascavel.
Aliás, o trecho em questão, de aproximadamente 45 quilômetros, por muito tempo ficou conhecido como “Corredor da Morte”, em referência ao grande número de pessoas que perderam a vida no percurso. Nesta obra foram investidos R$ 78 milhões, um valor irrisório frente aos inúmeros benefícios levados à região.
Tão importante quanto a duplicação entre Cascavel e Toledo, a pavimentação da PRC-163 – entre Toledo e Quatro Pontes – pôs fim a um problema que atingia diretamente a economia da microrregião e também dos produtores agrícolas de Mato Grosso do Sul. O percurso, de pouco mais de 35 quilômetros, reduziu o percurso e facilitou o transporte de mercadorias e grãos do Estado vizinho até o Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná.
A nova infraestrutura viária está ligada diretamente ao desenvolvimento sócio-econômico de Toledo. A cidade ficou entre os destaques no IFPM, o Índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro que mede o Desenvolvimentos dos Municípios. Dentro deste contexto está a construção do contorno rodoviário, que tirou o tráfego pesado de caminhões da região central para o entorno do núcleo urbano da cidade.
Mas não foi apenas na infraestrutura de Toledo que o Governo do Estado investiu nestes últimos seis anos e meio. Na área de saúde foram destinados recursos que garantiram medicamentos básicos e especiais que contemplaram mais de cinco mil pessoas na área de abrangência da regional de saúde. Neste período foram implantadas 36 equipes de Saúde da Família e 19 de Saúde Bucal, que contam com a ajuda de 318 agentes comunitários de saúde.
Na educação os recursos foram destinados para reformas, ampliações e melhorias de colégios, bem como a construção de novos estabelecimentos de ensino, como é o caso do Colégio Estadual Ayrton Senna, que atende aproximadamente 850 estudantes. As 90 escolas da rede pública estadual da região de Toledo foram informatizadas e equipadas com televisores, permitindo acesso à programação da TV Paulo Freire, a primeira rede estadual pública voltada exclusivamente para a educação e formação continuada do professor.
A Patrulha Escolar garante segurança de mais de 15 mil alunos de 29 escolas e colégios de Toledo. O programa, lançado na cidade em junho de 2006, beneficia mais de 35 mil estudantes de toda a região. Ainda na área de segurança são promovidas operações policiais periódicas com base no mapeamento de crimes, garantindo a redução dos números da criminalidade. Só para ilustrar, no comparativo com 2008, houve queda de 12% nos casos de furtos e 19% nos roubos, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Na área urbana, de 2003 a 2009, foram promovidas 34 obras e ações importantíssimas para o desenvolvimento de Toledo. Entre as quais 16 quilômetros de vias urbanas, quatro creches, três barracões industriais, duas escolas profissionalizantes, dois ginásios de esporte, uma escola estadual, dois centros de convivência do idoso, um centro esportivo e cultural, uma praça, o aquário municipal e ônibus escolares.
A área rural não foi esquecida. O programa Trator Solidário já entregou 94 tratores aos agricultores de Toledo. Em todo o Oeste foram entregues 700 unidades, garantindo mais qualidade ao trabalho de 1,4 mil agricultores familiares da região.
Só para completar, toda a população da cidade recebe água tratada e 59% das residências estão ligadas à rede de coleta e tratamento de esgoto. Mais de 1,2 mil famílias estão no programa da Tarifa Social e pagam apenas R$ 5,00 ao mês. O Leite das Crianças beneficia 1,4 mil crianças de zero a três anos de idade. A Luz Fraterna garante energia elétrica de graça para 1,5 mil famílias da cidade.
Portanto, hoje pode-se dizer que Toledo vive uma nova fase graças aos investimentos e ações do nosso governo.
(*) Waldyr Pugliesi é deputado estadual, líder do PMDB na Assembleia Legislativa e presidente do Diretório Estadual do PMDB (www.waldyrpugliesi.com.br – e-mail waldyr@waldyrpugliesi.com.br)