Informação é a melhor forma de prevenir o câncer de mama

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano 49 mil casos novos devem ser descobertos no Brasil e 10 mil casos de morte por câncer de mama deverão ser registrados
Publicação
23/07/2010 - 18:00
Editoria
O aparecimento de nódulos palpáveis nos seios ou nas axilas, alteração na pele que recobre a mama, como abaulamento, retrações, eczemas no mamilo ou aspecto da pele semelhante à casca de laranja, são alguns dos sintomas que podem identificar possíveis casos de câncer de mama. O câncer da mama é a doença que mais mata mulheres no mundo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
“É importantíssimo para combater o índice de mortalidade da doença, o diagnóstico precoce e que o início do tratamento seja feito o mais breve possível. Com ações precoces e não tardias, conseguimos aumentar a probabilidade de cura da doença”, explica Vinicius Budel, médico mastologista da Secretaria da Saúde do Estado. Uma das formas de prevenção é a mamografia que vem aumentando a cada ano no Estado, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2003, eram realizadas 112 mil mamografias por ano, em 2009 esse número passou para 232 mil procedimentos.
Há também outras formas de identificar possíveis alterações no corpo. “Com uma população feminina com mais de 5 milhões de mulheres no estado, é de máxima importância o auto-exame, além de exames ginecológicos e a própria mamografia que dever ser feita com frequência em mulheres que possuem um risco maior de desenvolver a doença. Nesses casos o exame é recomendado, pelo menos, uma vez por ano”, acrescenta.
Outros fatores de risco como a hereditariedade, primeira menstruação precoce, a menopausa tardia, mulheres sem filhos, não amamentação, a terapia de reposição hormonal e a gravidez após os 30 anos são alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença”, explica Budel.
Além destes, outros fatores como a exposição diária a fatores de estresse, consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, as Dioxinas, agrotóxicos e conservantes de alimentos contendo Nitrosaminas podem contribuir para o aparecimento de diversas neoplasia inclusive o câncer de mama.