A inflação em Curitiba, calculada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) na primeira semana de janeiro, dobrou em relação ao mês de dezembro. O índice de preços ao consumidor (IPC) dos últimos 30 dias terminados em 08 de janeiro deste ano foi, segundo a pesquisa, 0,61% maior que o índice de dezembro, que ficou em 0,30%.
O grupo que apresentou maior influência foi o de despesas pessoais, com alta de preços de 2,88%, o que representou uma contribuição em pontos percentuais de 0,47, ou seja, caso este grupo tivesse se mantido estável, o índice da 1ª quadrissemana teria ficado em 0,14%.
Os itens excursão e empregada doméstica foram os maiores responsáveis pela alta de preços. Estes mesmos itens, comparados com o mês de dezembro, tiveram aumento ainda maior na primeira prévia de janeiro.
“Devido às férias escolares e a entrada da alta temporada em janeiro, o item excursão passou de 19,74% em dezembro, para 33,69% na primeira prévia deste mês. O item empregada doméstica, na primeira prévia de janeiro, teve 10,15% de aumento devido ao 13º salário pago no final do ano”, analisou a diretora do Centro Estadual de Estatística do Ipardes, Sachiko Araki Lira.
O vestuário foi o grupo que ficou em segundo lugar em influência com alta de preços de 1,12% e com destaque para tênis para adulto, que teve aumento de 6,85%.
Individualmente, os itens que mais contribuíram no índice geral, pela ordem da maior para menor contribuição, foram excursão turística (33,69%), serviço com empregada doméstica (10,15%), automóvel de passeio e utilitário usado (1,88%). Em queda, passagem aérea (-19,01%) e refeição com almoço e jantar (2,32%).
No anexo, a tabela com as variações de todos os grupos: