Os atletas do Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul) conquistaram nesta quinta-feira (26) o bicampeonato na 47.ª edição dos Jogos Universitários do Paraná com uma vitória sobre a equipe da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Curitiba, por 108 a 36 nesta quinta-feira. A partida foi realizada no Ginásio de Esportes Tancredo Benghi, em Palmas.
Os bicampeões abriram vantagem desde os primeiros minutos da partida, enquanto a nervosa equipe da PUC mal conseguiu acertar a cesta nos dois primeiros quartos, que terminaram em 31 a 2 e 59 a 6. Na metade da partida, o pequeno Gregory (1,61m), da PUC, chamou o jogo pra si e melhorou a atuação da equipe, ainda que não o suficiente para incomodar a Inesul.
Após a partida, Gregory explicou que a equipe fez o possível para enfrentar de frente os profissionais de Londrina. “Nós entramos nervosos, mas depois jogamos o que sabíamos de basquete”, disse, feliz pela conquista da medalha de prata.
Com muita festa e banho de água fria no auxiliar-técnico José Guilherme, o grupo profissional do Inesul comemorou a medalha de ouro. As primeiras vitórias nos JUPs foram conquistadas pelos atletas mais jovens. Conforme o campeonato avançou, os jogadores mais experientes apareceram na quadra.
Thiago Botelho, especialista em arremessos de fora do garrafão do Inesul, é preciso trabalho para adquirir ritmo de jogo. “Treinamos diariamente durante horas cada tipo de jogada, pois estamos disputando o Campeonato Brasileiro de Basquete”, conta.
Embora com vaga garantida para as Olimpíadas Universitárias, marcadas para Blumenau (SC) a partir de 9 de julho, o basquete de Londrina não poderá usar sua equipe mais experiente, devido ao limite de idade de 25 anos. “Não creio que será problema, pois temos bom nível técnico. Os mais jovens são capazes de fazer um bom trabalho”, acredita o auxiliar-técnico José Guilherme.
Bicampeonato — O bicampeonato nos JUPs era o degrau que o faltava para o Inesul alcançar seu objetivo prtincipal no basquete masculino: voltar à divisão principal das Olimpíadas Universitárias Brasileiras. Em 2006, por desencontro de informações e uma campanha apenas regular em quadra, a equipe foi rebaixada. Essa situação poderia ser encarada até como normal se a equipe de Londrina não disputasse o Campeonato Nacional de Basquete, da principal categoria profissional.
Em Palmas, a Inesul nem inscreveu sua força máxima. Nos jogos, o técnico José Saviane aproveitou todos os jogadores. Os titulares bicampeões foram: Robson, Tiago, Ricardo, Naílson e João Paulo. À disposição no banco ficaram: Célio, Léo, Zé Hass, Paulo, Marquinho e Bruno. Na fase de classificação, ganhou da Unics por 67 a 45, da UEN por 73 a 50 e da Tuiuti por 99 a 43. Nas quartas-de-final venceu a UEM, de Maringá, por 79 a 45. Na semifinal passou pela Unics novamente por 123 a 35.
Na Liga Nacional, o Inesul tem 15 jogadores inscritos, dos quais 14 são alunos e apenas 4 têm mais de 28 anos. Faltando cinco rodadas, a equipe briga com o catarinense Joinville e os capixabas Cetafe Vila Velha e Saldanha da Gama pela última vaga para a segunda fase.
Jogos Universitários do Paraná
Classificação final do Basquete Masculino
1.º lugar –Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul)
2.º lugar –Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUC, Curitiba)
3.º lugar –Centro Universitário Católico do Sudoeste (Unics)
4.º lugar –Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
5.º lugar –Centro Universitário de Maringá (Cesumar)
6.º lugar –Universidade Estadual de Londrina (UEL)
7.º lugar –Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba)
8.º lugar –Universidade Estadual de Maringá UEM)