Mais de 63 mil empregos foram gerados pela indústria de transformação entre os meses de janeiro e novembro de 2007, no Paraná. O número representa 41,22% dos empregos criados no estado durante os 11 meses (153.579). Os dados, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam ainda que os principais segmentos responsáveis pelo resultado da indústria foram alimentação, têxtil e a indústria madeireira.
“A maioria dessas indústrias está fora da Região Metropolitana de Curitiba. É o resultado das políticas do Governo Requião voltadas para o desenvolvimento do interior que estão se refletindo na maior geração de trabalho e renda”, analisa o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social. “De todos os empregos criados até novembro deste ano, mais de 67% foram gerados em cidades que não fazem parte da RMC”, compara o secretário.
Enquanto a Região Metropolitana de Curitiba criou 50.097 dos mais de 153 mil novos empregos abertos entre janeiro e novembro de 2007, as cidades do interior foram responsáveis pela geração de mais de 103 mil postos de trabalho formal.
Outro fator que contribuiu positivamente para a criação de empregos no interior do estado é a expansão da agropecuária. Em 2007, foram gerados 12.244 empregos na atividade. Em 2006, esse número foi de 6.796. Com a chegada do final do ano, e a mudança da economia, os empregos na lavoura e na indústria acabam diminuindo. Em contrapartida, o que se observa todos os anos é que os setores de comércio e serviços empregam mais nesta época do ano.