Indústria de Londrina obtém 2º lugar no ranking nacional do Edital Inovação Senai

Projeto inédito desenvolverá uma mistura pronta para empanar carnes e legumes a serem assados ou grelhados que dispensa uso de sal, ovos e qualquer tempero
Publicação
25/08/2010 - 16:00

Confira o áudio desta notícia

A Indústria de Alimentos Apetitoso, de Londrina, conseguiu 791,71 pontos com o projeto Crockmix para assados e grelhados – a segunda posição no ranking nacional do Edital Senai Sesi de Inovação 2010. Wanderley Rosignoli Napoli, diretor da indústria, comemora o resultado e afirma que, em contrapartida ao que receberá do Senai, deverá investir em equipamentos, embalagens e matéria-prima para o novo produto. “Além disso, deveremos contratar novos colaboradores e capacitá-los para as novas atividades”, informa.
“Em março deste ano, lançamos no mercado o Crockmix para frituras, produto que é uma mistura pronta para temperar e empanar carnes e legumes. Em seguida, idealizamos o Crockmix para assados e grelhados, seguindo a tendência de desenvolver alimentos mais saudáveis, com menos calorias e inscrevemos o projeto no Edital”, conta Wanderley.
O diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, lembra que mais de mil projetos, de indústrias de todo o Brasil, foram apresentados ao Edital Inova neste ano. Destes, 77 foram aprovados para receber o apoio do Edital.
“Os números demonstram a importância do projeto da Apetitoso, que recebeu a segunda maior pontuação do Brasil e a primeira do Paraná”, diz Barreto. “Além disso, cresce a importância pelo fato de se tratar de uma pequena empresa do interior do Estado”, afirma Lopes.
O diretor regional do Senai enfatiza que a entidade se consolida como parceira da indústria na inovação. “É uma linha de atuação que ganhou corpo nos últimos anos e que contribui para a meta do Sistema Fiep, que é a de estimular a inovação como estratégia para alavancar a competitividade das indústrias paranaenses”, afirma.
A atuação do Sistema Fiep em inovação se dá através da plataforma formada pelo Centro Internacional de Inovação (C2i), do qual o Senai-PR é um dos mantenedores, junto com o Sesi-PR, a Fiep e o IEL-PR.
Em função da sua classificação, a Apetitoso receberá, do Senai, consultorias nas áreas de segurança alimentar, registro do produto, desenvolvimento da embalagem e lançamento do produto no mercado.
Segundo Dione Amgartem, coordenadora do laboratório de alimentos do Senai Londrina, outro grande estímulo para o empresário, decorrente da participação no Edital Inova, será o lançamento do Crockmix para assados e grelhados em exposições como a FISA (Food Ingredients South América). Dione e o engenheiro de alimentos Bruno Basile, da Apetitoso, foram os autores do projeto inscrito no edital, que obteve o primeiro lugar no Paraná e segundo em nível nacional.
17 MILHÕES - O Senai Nacional e o Sesi Nacional vão direcionar cerca de R$ 17 milhões para o projeto. Os recursos serão aplicados na estruturação da unidade do Senai que atuará como parceira da indústria no desenvolvimento do projeto, em consultorias e participação em feiras ou congressos (para troca de conhecimentos ou apresentação do trabalho).
“O Senai Nacional se posiciona como entidade parceira da indústria na inovação, e o Senai-PR tem sido um destaque, com o maior número de projetos aprovados no Edital, por dois anos consecutivos. O apoio do Senai é importante. A entidade entra com sua expertise, com a estrutura para apoiar o desenvolvimento do projeto. Além disso, através de parceria com o Senai, o CNPq disponibiliza bolsistas para atuarem, exclusivamente, no desenvolvimento do projeto. Hoje temos oito bolsistas do CNPq atuando no Paraná”, detalha a coordenadora.
O Edital Senai de Inovação foi criado em 2004, com o objetivo de apoiar e incentivar projetos inovadores propostos pelas indústrias. Uma vez aprovados, eles são desenvolvidos em parceria com profissionais do Senai. Em 2009, o Sesi passou a fazer parte do programa, apoiando projetos sociais inovadores propostos por indústrias.
No Paraná existem hoje em andamento 18 projetos desenvolvidos em parceria com o Senai. Para a coordenadora do Edital Inova Sônia Parolin, do Senai Paraná, o Edital Inova é uma grande oportunidade para a indústria desenvolver projetos inovadores, que gere impacto nos negócios da empresa, garantindo elevação da sua competitividade.

GALERIA DE IMAGENS