Não poderia ser melhor a estréia do futebol de Nova Laranjeiras na fase regional dos Jogos Abertos do Paraná, em Clevelândia. A equipe formada somente por índios da reserva do Rio das Cobras aplicou goleada de 8 x 2 sobre Rio Bonito do Iguaçu, no sábado (24).
Já na etapa inicial os indígenas mostraram um futebol rápido e com muita alegria, e em 10 minutos com gols de Joelson e Vergílio venciam por 2 x 0. A equipe de Rio Bonito marcou aos 11 minutos, com Wellington, e empatou aos 22, com Adilton. Mas daí para frente só deu Nova Laranjeiras, ainda no primeiro tempo Gedivaldo, João Fagso e Néri marcara para fazer 5 x 2.
No segundo tempo o jogo continuou com um ritmo acelerado por parte dos índios de Noiva Laranjeiras, e logo aos sete minutos João Fagso marcou o sexto. Aos 30 minutos foi a vez de Vergílio marcar o sétimo. Para fechar o placar , aos 35 Gedivaldo marcou o oitavo. Placar final, Nova Laranjeiras 8 x 2 Rio Bonito do Iguaçu.
A opção do secretario de esporte de Nova Laranjeiras, e também técnico da equipe, Adilson Cibulski, em levar uma equipe só formada por índios, foi pela dedicação e vontade dos atletas. “Eles adoram praticar esporte, e tem uma excelente disciplina, e também pensamos pelo lado da inclusão social, é um momento muito bom para mostrar a todos o valor que tem nossos índios. E estamos dentro do que o Governo prega, a inclusão social, e eles estão muito felizes”, disse Adilson.
Todos os atletas são moradores da reserva indígena, alguns estudam na escola da reserva, que é só freqüentada por índios, outros estão no ensino médio em Nova Laranjeiras, mas tem um exemplo a seguido por muito, o goleiro e capitão da equipe, Natalino Siro Fernandes, 19 anos, filho do cacique Silvio Fernandes. Ele está no primeiro ano do curso de secretariado na FAG, em Cascavel. “É bom para nós estarmos nos jogos, mas queremos também estudar, quero muito terminar minha faculdade. Nestes jogos, queremos fazer o possível para nos classificar para a fase final”, disse Natalino.
Outro que pensa no futuro é João Fagso, 17 anos, ainda estuda na escola indígena. “Quero primeiro estudar, mas gosto de jogar bola”, quando questionado sobre jogar em um grande clube, não esconde a alegria. “É um sonho, espero um dia ter uma oportunidade em poder fazer teste em alguma equipe grande”, disse João, autor do quarto gol de sua equipe.
Nova Laranjeiras jogou com Natalino, Carlos, Lucas, Sadi e Mariano; Néri, Jocélio (Gedivaldo), Joelson e Vergílio (Elias); João Fagso e Pedro Kagmar. Rio Bonito do Iguaçu jogou com Ronaldo, Éderson, Vagner, Fabio e Marcio; Evandro, Odair, Luiz André e Ralfe; Adilton (Oscar) (Alexsandro)e Wellington. A arbitragem foi de Nilton Madalosso, auxiliado por Mirim Pereira e Wanderleia Winiarki.
Nos outros jogo da primeira rodada do futebol, Cantagalo 2 x 4 Capanema, Clevelândia 1 x 1 Itapejara D’Oeste. Neste domingo acontece os jogos pela segunda rodada no estádio Max Stall Schimidt, 10 horas, Rio Bonito do Iguaçu x Palmas, 14 horas – Itapejara D’Oeste x Cantagalo, 15h30 – Clevelândia x Capanema.