De olho na fase final dos Jogos Colegiais do Paraná que acontece em Curitiba a partir de 7 de julho, crianças indígenas kayngang da reserva de Nova Laranjeiras estão se preparando para a disputa da modalidade de atletismo, que assim como a natação, ginástica rítmica e futebol de botão, não precisa disputar a fase regional para garantir a vaga. “Além de estimular a prática esportiva, os Jogos Colegiais têm o objetivo de integrar as crianças. Aqui todos são iguais, índios, negros, deficientes, sem-terra, todos têm o mesmo valor na competição”, destacou o membro do Conselho do Esporte e responsável pela retomada dos Jogos Colegiais, Ricardo Gomyde.
Segundo a professora de Educação Física, Edina Pilarski, da Escola Estadual Rio das Cobras - responsável pelo treinamento de 15 índios, entre 13 e 17 anos - será a primeira vez que eles disputarão uma competição fora do município. “Ainda vamos fazer uma seleção entre eles, para levar cerca de cinco para Curitiba. Porém, nada impede que se leve todos, desde que se tenha pessoal suficiente para ajudar a cuidar dos atletas. Quanto a competição, ela diz estar confiante em bons resultados. “Eles têm muita disposição e resistência, assimilam bem as orientações e tem grande força de vontade, creio que poderemos pegar algumas medalhas em Curitiba”, afirmou Edina.
Recentemente os indígenas participaram de uma competição em Nova Laranjeiras com cinco atletas, e todos ficaram entre os oito primeiros colocados. Entre todos, a professora Edina destaca Leandro de 15 anos e Galdino de 14, que poderão brigar por medalhas. “São dois meninos fortes e de muita velocidade, creio que nos trarão bons resultados de Curitiba”, disse Edina. Outro ponto importante que ela destaca da preparação física dos indígenas, e o fato de que tudo que eles buscam dentro da reserva é a pé. “Enquanto que nós na cidade temos o mal costume de nos locomover de carro em pequenas distâncias. Para eles, caminhadas dentro da reserva, 10 ou 15 km é normal, aí o bom preparo físico deles”, concluiu Edina. Os treinos estão sendo realizados na quadra aberta da escola e no campo de futebol da reserva.
Todos que estão treinando estão animados para irem a Curitiba, principalmente Leandro Fidencio, um dos destaques da equipe. “Tenho muita vontade de viajar, conhecer a cidade grande e correr junto com outras pessoas”, disse Leandro. O diretor da Escola, Valmir Dorigon, explica a dificuldade em participar por causa de documentação. “Muitos não tem documentos. Estes que agora irão para os jogos, providenciamos as identidades deles, e estamos no aguardo que elas cheguem a tempo para que eles possam participar dos jogos”, disse Valmir. Mas a preocupação da direção da escola não é só com a participação deles em competições, mas também nos estudos, além de matérias normais, eles ainda contam com aulas de kayngang e Guarani. “São muito inteligentes e se destacam muito em disciplinas de artes e inglês.”, afirmou Valmir. A escola participa da fase municipal, mas ainda não conseguiu classificação para disputar a regional, e como este ano a modalidade de atletismo será disputada somente na fase final, eles se preparam com muita dedicação para irem à capital.
A Escola Estadual Rio das Cobras é localizada dentro da Reserva Indígena de Nova Laranjeiras, é freqüentada só por índios, hoje, conta com 165 alunos das tribos Kayngang e Guarani. Os professores são indígenas e não indígenas. Florêncio Fernandes, chefe do Posto Indígena da reserva, sempre esta presente nas atividades dos índios e vê com entusiasmo a participação deles nestes jogos. Na semana passada, encerrou uma competição de futebol, entre os índios da reserva, com a participação de 18 equipes masculina e sete feminina. “Todos nós gostamos de esporte, gostamos de jogar, vamos torcer para que estes alunos tragam experiência, conhecimento e bons resultados para todos”, disse Florêncio.
Indígenas se preparam para a fase final dos Jogos
Crianças indígenas estão se preparando para a disputa da modalidade de atletismo, que assim como a natação, ginástica rítmica e futebol de botão, não precisa disputar a fase regional para garantir a vaga.
Publicação
09/05/2006 - 16:25
09/05/2006 - 16:25
Editoria