Será inaugurada na próxima segunda-feira (16), às 14h, a primeira universidade pública do Litoral do Paraná. A inauguração terá a presença do governador Roberto Requião e dos ministros Tarso Genro, da Educação, e Paulo Bernardo, do Planejamento. O projeto “Universidade no Litoral” foi idealizado pelo governador Roberto Requião. A universidade funcionará como um campus da Universidade Federal do Paraná, na antiga sede da Associação Banestado, entre os municípios de Caiobá e Matinhos.
“A Universidade no Litoral reforça a política de integração entre o ensino básico e superior e dá ao Litoral paranaense uma nova dinâmica socioeconômica”, afirmou o secretário Aldair Rizzi. Segundo ele, cerca de 1.600 estudantes serão beneficiados com o projeto. “Também é uma resposta às necessidades da gente litorânea, que sobrevive basicamente da exploração da pesca e tem a sua economia aquecida durante dois ou três meses do ano apenas”.
O imóvel onde vai funcionar a Universidade foi adquirido no ano passado pelo Governo do Estado por R$ 2,5 milhões. Em 2006, também deverá ser utilizado o prédio do Santa Mônica Clube de Praia, em Praia de Leste.
Os cursos superiores ofertados pela “Universidade no Litoral” são Fisioterapia (30 vagas, diurno) e Gestão Ambiental (30 vagas, diurno). O curso de Educação Física, também de nível superior, será implantado em 2006. Os cursos profissionalizantes são Técnico em Agroecologia, com ênfase em Aqüicultura, Floresta e Agricultura (36 vagas, diurno), Técnico em Enfermagem (25 vagas, noturno), Técnico em Hotelaria (35 vagas, noturno) e Técnico em Transações Imobiliárias (35 vagas, noturno).
Na primeira fase de implantação, a “Universidade no Litoral” terá 51 professores, sendo 30 para o ensino superior e 21 para o ensino técnico. Todos eles serão contratados pela Universidade Federal do Paraná. Vinte por cento das vagas serão reservadas a estudantes que freqüentaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas e vinte por cento para estudantes negros.
O curso de Pedagogia (habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e em Educação Infantil) oferecido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá – FAFIPAR, foi o primeiro implantado na Universidade no Litoral. O primeiro vestibular, realizado em novembro de 2004, ofertou 50 vagas no período noturno.
Inauguração da Universidade no Litoral
terá as presenças do governador e dois ministros
A “Universidade no Litoral” reúne Governo do Estado, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, UFPR e Prefeituras do Litoral
Publicação
13/05/2005 - 12:10
13/05/2005 - 12:10
Editoria