A importância da instituição Ouvidoria em órgãos públicos foi destacada, nesta quinta-feira (17), durante o 1º Seminário Regional de Ouvidorias e Controladorias do Oeste do Paraná, realizado no plenário da Câmara Municipal de Cascavel. O evento foi promovido pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge) e o legislativo municipal, e reuniu cerca de 130 pessoas, entre servidores públicos dos Poderes Legislativo e Executivo e estudantes universitários.
“Com a Ouvidoria fica garantida a participação popular no governo e, assim, estimula-se o exercício da cidadania”, salientou o coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares, durante palestra sobre o órgão estadual. “De acordo com as demandas recebidas, é possível detectar problemas na administração e sugerir a melhoria de políticas públicas”, completou.
Soares também lembrou da importância em enviar uma resposta para cada cidadão e estabelecer um prazo máximo para um primeiro retorno. “Ao responder à pessoa que entrou em contato com a Ouvidoria, fortalece-se a credibilidade do órgão e a confiança que a população terá nele. Inclusive, é papel do ouvidor cobrar o posicionamento do órgão competente, se não for dado no período estabelecido”, comentou.
O coordenador da Secretaria explicou que os trabalhos da Ouvidoria estadual são feitos em parceria com os Ouvidores da Casa – que atuam nas secretarias, autarquias e estatais – e os ouvidores municipais, que são servidores das cidades que firmaram um acordo de cooperação com o órgão, denominado Convênio da Cidadania. “Assim podemos dar um melhor encaminhamento aos casos de competência do Estado e dos municípios”, acrescentou.
OUV – No seminário, o responsável pelo setor de Informática, José Roberto de Brito, e o analista da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), João José Garcia, fizeram uma exposição sobre o Sistema OUV, que é utilizado desde 2003 pela Ouvidoria no encaminhamento das solicitações, reclamações e sugestões feitas pelos cidadãos, e na geração de relatórios estatísticos, entre outras ferramentas utilizadas. Tudo de maneira on-line, por meio de um software livre.
Segundo eles, já utilizam o sistema órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), a Celepar e a ParanaPrevidência. O programa deve ser implantado em breve no Teatro Guaíra, na Secretaria de Estado da Educação (Seed), no Departamento de Trânsito (Detran), nas Centrais de Abastecimento (Ceasa) e no Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).
PROGRAMAÇÃO – Além desses assuntos, a participação da população no legislativo, os meios de defesa dos cidadãos e como tratar as denúncias anônimas também foram temas discutidos em conferências realizadas durante o dia. Entre os palestrantes estavam o presidente da Câmara local, Julio César Leme da Silva; o ouvidor da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Adélcio Luiz Volpi; Manoel Bráulio dos Santos, do Procon, e Carlos Alberto Hohmann Choinski, do Ministério Público.
Importância de Ouvidorias é destacada durante seminário regional em Cascavel
Evento realizado nesta quinta-feira (17) foi organizado graças a uma parceria entre a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge) e a Câmara Municipal de Cascavel
Publicação
17/04/2008 - 16:30
17/04/2008 - 16:30
Editoria