Crianças, adultos e idosos dividindo o palco com violinos, violoncelos e instrumentos de sopros. O musical do Nataleluia, da Primeira Igreja Batista de Curitiba, intitulado “Além do Espetáculo”, reúne cerca de 450 pessoas no palco, entre a orquestra, coral, bailarinos e atores. Junto a um público de aproximadamente 4,5 mil pessoas, o vice-governador Orlando Pessuti assistiu, na noite desta terça-feira (22), a esse show que traz uma reflexão sobre o Natal.
A apresentação ocorre ainda nos dias 23 e 25, às 20h30, na sede da Igreja, localizada na rua Bento Viana, 1200, com ingressos trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a projetos sociais.
“O Nataleluia mexeu com o sentimento, com a alma e com o coração”, disse Pessuti. “Voltado para que pensemos um natal com Cristo, e em família, e não apenas na festividade. Que a verdadeira comemoração do Natal possa ser a unidade e a solidariedade entre os povos e entre a família”, completou.
Dividido em quatro atos e composto por nove músicas, os detalhes chamam a atenção de todos durante a apresentação, não apenas pela tradução para deficientes auditivos, por meio da linguagem brasileira de sinais (Libras), e pela execução da orquestra, mas também pela criatividade do coral, composto por mais de 160 pessoas, que faz a sonoplastia da chuva, intercalando entre estalos dos dedos e as batidas das mãos nas pernas, e os trovões, feito por pulos no tablado a imitar a coreografia de uma “ola” das arquibancadas dos estádios.
A história vivenciada por Demetrios, um ator que apresenta o auto de Natal, mas que não vivencia a experiência em sua casa, com a esposa e os filhos, mostra o significado de renovação que tem o Natal. A encenação intercala dois planos formados pelos atores e pelo teatro de sombras, que ora mostra as passagens faltosas de Demetrios, ora a sina de Cristo desde o nascimento até a crucificação e a ressurreição. “Tentamos explorar o máximo dentro da estrutura musical, do teatro e da dança para levar a mensagem do Natal de uma forma contextualizada e contemporânea”, explicou o pastor e coordenador geral do Nataleluia, Paulo Davi e Silva.
De acordo com Silva, o Nataleluia já está em sua 11.ª edição e já faz parte do projeto Circuito de Natal da cidade. “Hoje temos pessoas que vêm de outras cidades para assistir ao espetáculo, como Florianópolis, Paranaguá e Ponta Grossa”, contou. Ainda segundo ele, o Nataleluia conta com o trabalho voluntário de 500 pessoas e teve um custo aproximado R$ 50 mil, sendo que 15% do valor foi custeado pela Igreja e o restante pelos parceiros do projeto.
Andressa Carrenho, fisioterapeuta, voluntária que está trabalhando na produção do espetáculo, conta que foram realizados ensaios quase que diários nos últimos cinco meses. “É muito gratificante chegar a este momento, o da apresentação”, disse. Kerilym Mewes, 15 anos, contou que já participa do Nataleluia há quatro anos e que passou algumas noites ensaiando a coreografia para a apresentação. “Agora, no final do espetáculo, tenho um sentimento de alegria único”, concluiu.
Igreja Batista faz espetáculo especial de Natal em Curitiba
O espetáculo, realizado pela Primeira Igreja Batista de Curitiba, reúne 450 pessoas e foi assistido por um público de aproximadamente 4,5 mil pessoas, entre eles o vice-governador Orlando Pessuti
Publicação
23/12/2009 - 11:00
23/12/2009 - 11:00
Editoria