Idosos participam de festa junina na Paraná Esporte

Familiares participaram do encontro, aproveitando as brincadeiras, quadrilha, bingo e guloseimas, entre outras atrações
Publicação
25/06/2010 - 16:20
Editoria
A tarde dessa sexta-feira (25) foi animada na sede da Paraná Esporte, em Curitiba, com uma festa junina para os idosos que freqüentam a academia de ginástica. Eles estiveram acompanhados de familiares, aproveitando as brincadeiras, quadrilha, bingo e guloseimas, entre outras atrações. Participam dos programas da Paraná Esporte para a terceira idade 110 pessoas, inscritas nas atividades de alongamento, ginástica, recreação e socialização. Elas estão divididas em quatro turmas e se reúnem três vezes por semana nos períodos da manhã e tarde. Um outro grupo de 25 pessoas utiliza a academia de ginástica com aulas às terças e quintas-feiras.
Todos os inscritos também frequentam a Academia da Terceira Idade, na parte externa do campus da Paraná Esporte, aberta à comunidade, sem horários pré-estabelecidos ou matrículas. São aproximadamente 300 usuários diariamente, que usam também a pista de caminhada.
Na academia de ginástica os 25 matriculados utilizam os equipamentos com orientações específicas para a faixa etária. Eles fazem trabalhos de força englobando alongamento, exercícios aeróbicos (esteira, bicicleta ou caminhada) e musculação. “É a faixa etária que mais se beneficia com esse trabalho em suas atividades diárias”, diz o responsável pela academia, professor José Nunes.
Marlene Silva Garcia, de 60 anos, é uma das frequentadoras da academia. Ela começou nos equipamentos externos, no início desse ano, e logo soube da academia interna e fez a matrícula. “Precisava de uma academia, mas não tinha condições de pagar. Aqui contribuímos apenas com duas latas de leite em pó por mês”, afirma. “Tinha dificuldades para caminhar e estava acima do peso, com 92 kg. Agora estou ótima. Perdi oito quilos e estou com agilidade não só para caminhar, como também para trabalhar, subir e descer escadas. Não tenho mais dores nas pernas”, diz.
As turmas da ginástica e recreação utilizam uma outra sala na Paraná Esporte, onde encontram halteres, caneleiras com pesos, colchonetes, bastões, bolas e arcos. Segundo a estagiária Flávia Juliana de Lima, que trabalha com algumas turmas, são as pessoas mais animadas: “Conversam, contam piadas, cantam e ninguém fica parado.” Além dessa festa junina, o grupo participa de outros encontros de socialização ao longo do ano.

GALERIA DE IMAGENS