O Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp) vai lançar, em fevereiro de 2007, cinco cartilhas de orientação socioeducacional teórica e operacional: Gerenciamento de Centro de Socioeducação, Práticas de Socioeducação, Compreendendo o Adolescente, Gerenciamento de Crise nos Centros de Socioeducação e Rotinas de Segurança.
Segundo a presidente do Iasp, Thelma Alves de Oliveira, a elaboração das cinco publicações é resultado do plano personalizado de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, instituído em 2004, e do relato de experiências práticas dos funcionários das unidades de internação, internação provisória e sem-liberdade do Iasp.
“No início da nossa gestão descobrimos que não era só a infra-estrutura das unidades que estava com problemas, mas também o método de trabalho de cada uma delas. Cada educandário era um feudo, com suas próprias regras”, explica Thelma. “O que fizemos foi juntar o plano personalizado de atendimento – em que o adolescente traça junto com a instituição seu caminho de ressocialização, e se responsabiliza por suas decisões – e as experiências práticas dos educadores e demais profissionais de nossas unidades”, continua ela. O objetivo principal das publicações é padronizar as condutas de atendimento nos Centros de Socioeducação, conclui a presidente.
Além dos profissionais do Iasp, os conselheiros tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o Estado, juízes e promotores, órgãos do governo e demais parceiros do Instituto receberão as cartilhas, a partir de fevereiro do ano que vem. Veja abaixo do que trata cada uma das publicações:
Gerenciamento de Centro de Sócioeducação: o principal objetivo da cartilha é criar um padrão de qualidade nas unidades do Iasp, falando de princípios básicos, como higiene, e incentivando o diretor e os demais funcionários a construir uma gestão participativa, que envolva a comunidade local no processo de ressocialização do adolescente em conflito com a lei – como a realização de torneios esportivos com a participação de outros jovens da rede pública de ensino da cidade, por exemplo.
Práticas de Socioeducação: trata dos fundamentos teóricos da socioeducação e da proposta pedagógica do Iasp e de como aplicá-los no cotidiano. Atualmente, não só os educadores sociais e professores são responsáveis pela ressocialização do adolescente, mas sim todos os funcionários.
Compreendendo o Adolescente: procura desmistificar o adolescente infrator e provocar a reflexão sobre as características típicas da idade e que também se manifestam no jovem em conflito com a lei.
Rotinas de Segurança: trata da dinâmica funcional das unidades e busca prevenir a instalação de situações de crise.
Gerenciamento de Crise nos Centros de Socioeducação: aconselha diretores e funcionários a como agir em situações de crise, como o início de rebeliões, por exemplo.
Iasp vai lançar cinco publicações de Socioeducação
As cartilhas, que ficarão prontas no início de 2007, são fruto da experiência prática das unidades e do plano personalizado de atendimento iniciado em 2004
Publicação
08/12/2006 - 10:36
08/12/2006 - 10:36
Editoria
