Iasp lança cadernos para auxiliar na ressocialização de adolescentes

Objetivo é apoiar trabalhadores da Rede Socioeducativa para mudar o cenário de falta de perspectiva, abandono e exclusão social de jovens que se tornaram autores da violência
Publicação
04/06/2007 - 15:52
Editoria
O Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp) lançou os Cadernos do Iasp, um projeto que visa atuar na ressocialização de jovens a partir do treinamento dos funcionários e alinhamento das ações nos Centros de Socioeducação, sistematizando os processos e dando um salto na qualidade socioeducativa. A secretária da Criança e da Juventude e presidente do Iasp, Thelma Alves de Oliveira, explica que os cinco Cadernos foram produzidos por servidores públicos com base em suas experiências nos Centros de Socioeducação. “A idéia foi justamente criar uma base conceitual e ligar o conceito à prática. Socializamos alguns materiais para as pessoas lerem, criticarem, contribuírem, tornando a produção bastante colaborativa”, explica. Para a elaboração, foi realizado um diagnóstico de diversos fatores, como o cenário do adolescente e o alinhamento das metodologias entre as unidades. Depois, traçou-se um plano de ação para estruturar o sistema socioeducativo e capacitar os funcionários para melhor atuação. “Mesmo quem ainda não está nos Centros recebe o material para que, a partir da leitura, possa avaliar sua prática e verificar o quanto está próximo dos aspectos colocados nos Cadernos”, diz Thelma. O conteúdo traz informações e análises da compreensão do adolescente; práticas de socioeducação; e aspectos metodológicos e operacionais da proposta político-pedagógica, gestão e segurança dos Centros. De acordo com a secretária, dessa forma se estabelece um caminho das fases de atendimento ao adolescente, desde a acolhida até o desligamento, através do trabalho de vários aspectos, como escolaridade, interesses e saúde, além da relação com a família e amigos. A idéia surgiu com a elaboração da proposta pedagógica durante a construção das unidades de socioeducação. “Era preciso explicitar a intencionalidade educacional e alinhar a atuação dos servidores, criando um discurso comum e fazendo com que os funcionários absorvessem a metodologia”, explica Thelma. A iniciativa é a primeira realizada em conjunto com vários setores, como polícia militar e bombeiros. “Outros Estados já estão solicitando os Cadernos para se orientarem. É um modelo iniciado aqui no Paraná, e que pode ser socializado”, diz.