Iapar vai leiloar 200 animais neste domingo em Ponta Grossa

Estarão à venda em torno de mil animais, dos quais, aproximadamente, 200 são do instituto e os demais de criadores de gado de corte da região dos Campos Gerais
Publicação
02/06/2010 - 11:40
Editoria
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realiza neste domingo (6), às 15 horas, na Pista de Leilões da Sociedade Rural dos Campos Gerais, um leilão de gado para cria, recria e engorda. Estarão à venda em torno de mil animais, dos quais, aproximadamente, 200 são do instituto e os demais de criadores de gado de corte da região dos Campos Gerais.
Os animais estarão expostos para comercialização a preços de mercados, informou o administrador da Estação Experimental da Fazenda Modelo, pesquisador José Luiz Moletta.
Os bovinos a serem leiloados serão divididos em lotes e, de acordo com Moletta, são animais provenientes de raças puras e de excelente cruzamento industrial, entre eles vacas, bois, bezerros, novilhas e ainda reprodutores de muita genética e precocidade.
A maioria faz parte do projeto de pesquisa que desenvolve o composto Purunã, estudado na Estação Experimental em Ponta Grossa. A nova raça é formada pelos grupos Charolês (41%), Angus (25%), Caracu (25%) e Zebu (9%), que trazem características de precocidade, rusticidade, fertilidade, rápido ganho de peso e, portanto, qualidade de carne ao Purunã.
Os animais participantes do leilão são descartes dessa pesquisa conduzida pelo instituto, que possui um plantel com mais de 1.700 bovinos utilizados nos estudos do Purunã. Os trabalhos de pesquisa começaram na década de 1980 e já estão em fase final de avaliação. O objetivo é explorar os benefícios do cruzamento entre raças na produção de carne bovino.