O diretor-presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, e a diretora de Gestão de Pessoas, Maria Lúcia Crochemore, recepcionaram 51 novos servidores aprovados no concurso realizado este ano pelo Governo do Estado. A integração terminou nesta sexta-feira (28) com a apresentação de um programa das atividades institucionais e visitas em áreas técnicas, administrativas e campo.
Denominado “Conhecendo o Iapar”, o programa de recepção de pessoas tem por objetivo acolher, dar as boas-vindas e apresentar o instituto aos profissionais que estão ingressando no intituto, facilitando o processo de inclusão e de adaptação à dinâmica dos trabalhos. “Queremos integrar esses novos servidores e mostrar a eles o que é o Iapar”, afirmou Maria Lúcia.
Segundo ela, as informações repassadas aos novos servidores apresentam a estrutura organizacional, a missão, os valores e os procedimentos adotados pelo Iapar em relação ao ingresso deles para o desenvolvimento de atividades.
“Esses novos servidores vêm reforçar a equipe, sobretudo dentro da perspectiva de regionalização. Muitos foram alocados em unidades regionais”, explicou a diretora. De acordo com ela, o programa de integração foi dividido em três módulos: técnico administrativo, gestão de pessoas e técnico-científico.
No primeiro módulo, os servidores estão conhecendo toda a estrutura organizacional do Iapar e as atividades das diretorias. No segundo, eles estão conhecendo o plano de carreira, modelos de gestão e os procedimentos administrativos. No terceiro, o técnico científico, além de informações institucionais, há uma programação com palestras sobre a estrutura administrativa do Estado e também o papel do servidor público.
O diretor-presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, destacou que o ingresso dos servidores era bastante esperada. “Aguardamos muito a vinda de vocês. O último concurso foi há 15 anos e vamos tentar reestruturar ainda mais o quadro de servidores”, salientou.
Picheth, que está no instituto há 25 anos, lembrou que a instituição já passou por momentos difíceis, mas que hoje está bem estruturada e em condições de desenvolver o que há de melhor em pesquisa para a agropecuária.
“Não queremos que vocês apenas vistam essa camisa”, disse ele, mostrando uma camisa de tecido com a logomarca do instituto. “Queremos que vistam a camisa do Iapar no coração. Quero passar um pouco desse sentimento que tenho pela instituição a vocês”, afirmou o diretor-presidente. Ele destacou ainda a importância da pesquisa desenvolvida pela autarquia e que contribuiu para o Paraná ser o maior produtor de grãos do Brasil.
Também participou da integração o diretor técnico-científico, Arnaldo Colozzi, que abordou em sua explanação à época da colonização do Paraná, destacando a importância da cefeicultura no Estado; a participação do Estado na produção nacional de grãos; a diversidade regional paranaense e a estrutura física do Iapar no Estado para atender as demandas de tecnologias. “O Iapar nasceu vinculado à cafeicultura e a nossa missão aqui é gerar tecnologias para o agricultor, considerando os recursos naturais”, enfatizou Colozzi.
EXPECTATIVA - A expectativa dos servidores que estão ingressando no Iapar é muito positiva. O médico veterinário Antonio Carlos Cubas é um exemplo de quem tem um grande apreço pela instituição. Ele trabalhou no Iapar por 17 anos, a maior parte do tempo na Fazenda Modelo, em Ponta Grossa. Cubas deixou o instituto em 1993, quando passou em um concurso na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Lá, permaneceu por 15 anos e agora retornou. “Fiquei sabendo do concurso e fiz novamente. Passei e estou aqui, muito feliz”, analisou Cubas, lembrando que toda sua formação institucional se deve ao Iapar. “Enquanto trabalhei aqui, fiz mestrado e de 1984 a 1987 fiz doutorado nos Estados Unidos”, contou. Agora, ele vai trabalhar na edição e atualização dos arquivos de dados e ações para divulgação da raça Purunã entre os criadores.
João Luiz Gilberto de Carvalho, que preenche uma vaga de agente de ciência e tecnologia, está trabalhando no Grupo de Planejamento Institucional. “A recepção foi muito boa. Estou trabalhando com o pessoal do planejamento estratégico. Já participei de workshop e estou bem entrosado com o pessoal”.
O agrônomo Henrique Von Hertwig Bitencourt, que está alocado em Pato Branco, preenche uma das vagas de pesquisadores nas Redes de Referências da Agricultura Familiar. “Vamos desenvolver um trabalho para melhorar o sistema produtivo do agricultor familiar e, conseqüentemente, a qualidade de vida. É um projeto bem ambicioso e um desafio para nós”, afirmou.
Também participaram da solenidade de integração o diretor técnico-adjunto Tiago Pellini; o diretor administrativo, Altair Dorigo; a assessora Doralice Cargano, além de coordenadores e líderes de programas.
Iapar recebe 51 novos servidores
Novos funcionários, aprovados em concurso, reforçam equipe sobretudo dentro da perspectiva de regionalização; muitos foram alocados em unidades regionais
Publicação
28/11/2008 - 14:50
28/11/2008 - 14:50
Editoria