O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, lançou o livro “Sistema Plantio Direto com Qualidade”. A publicação, cujos editores foram os pesquisadores do instituto Ruy Casão Júnior, Rubens Siqueira, Yeshwant Mehta e João José Passini, é fruto de convênio entre o Iapar e a Itaipu Binacional, que há 8 anos vem desenvolvendo atividades com o IAPAR e outras instituições para criar novas tecnologias que beneficiem o agricultor e a sociedade.
A parceria que resultou no livro está ligada ao programa Cultivando Água Boa, uma realização de Itaipu na tentativa de desenvolver e difundir tecnologias na região próxima do reservatório, onde é grande a preocupação em preservar o solo por conta do risco de assoreamento.
Segundo o diretor técnico-científico adjunto do Iapar, Tiago Pellini, a prática do plantio direto tornou-se amplamente adotada pelos agricultores paranaenses, o que significou um expressivo avanço tecnológico na direção de um modelo promotor da proteção e conservação do solo e da água. Para o Diretor Adjunto, o livro mostra que “é preciso atuar de forma integrada, respeitando a capacidade de uso dos recursos, integrando um conjunto de ações tais como rotação de culturas, plantio em nível e uso de terraços de proteção”.
Compras: As publicações podem ser solicitadas via e-mail para adt@iapar.br, ou pelo telefone (43) 3376-2373, no Setor de Distribuição da Área de Difusão de Tecnologia do Iapar. O pagamento das publicações deverá ser feito através de depósito em conta corrente ou por cheque nominal.
Iapar lança livro sobre plantio direto
A publicação, editada por pesquisadores do instituto, foi feita em parceria com a Itaipu Binacional
Publicação
13/12/2006 - 13:09
13/12/2006 - 13:09
Editoria
