Iapar destaca em relatório atividades entre 2006 a 2010

Publicação destaca algumas das 145 variedades desenvolvidas pelo Instituto por meio dos projetos de melhoramento genético vegetal
Publicação
21/07/2010 - 12:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Iapar acaba de lançar uma publicação apresentando os programas e projetos desenvolvidos, os recursos e infraestrutura disponíveis para a pesquisa e os principais resultados alcançados, referente ao período de 2006 a 2010. Denominado “Ciência, Tecnologia e Inovação na Agropecuária do Paraná”, o relatório com 66 páginas foi lançado em comemoração aos 38 da instituição no dia 29 de junho.
A publicação, rica em ilustrações, está dividida por temas, que vão desde a missão do Iapar, passando pela infraestrutura organizacional, melhoramento genético e desenvolvimento de cultivares, agropecuária sustentável e meio ambiente, bioenergia, agricultura familiar, biotecnologia até a difusão da ciência, tecnologia e inovação.
Com a abordagem de que o Paraná é hoje o expoente de um setor agropecuário produtivo também pela incorporação de tecnologia, a publicação destaca algumas das 145 variedades desenvolvidas pelo Instituto por meio dos projetos de melhoramento genético vegetal.
O relatório também ressalta as atividades em parcerias institucionais, eventos técnicos, o programa de visitas, prêmios e homenagens recebidas, publicações e o site com notícias atualizadas diariamente.
De acordo com o diretor técnico-científico adjunto Tiago Pellini, o relatório institucional mostra à sociedade as atividades de pesquisa dos laboratórios e estações experimentais do Iapar, e de destacar a importância da tecnologia e das inovações na promoção do desenvolvimento. “O relatório pretende proporcionar uma 'conversa' do que faz a instituição de pesquisa com um público amplo, por isso utiliza linguagem direta e é rica em ilustrações para favorecer a apropriada compreensão do conteúdo pelo leitor”.
Destacando alguns números interessantes no período de 2006 a 2010, a publicação informa que nos últimos quatro anos, o Iapar apoiou e promoveu 200 eventos técnicos, contou com 900 estagiários e 3.700 visitantes passaram pela instituição, inclusive grupos internacionais de países como a Holanda, Canadá, França, México, Argentina, Cuba, Estados Unidos e Austrália, entre outros.
Também neste período os pesquisadores do Iapar receberam s prêmios, como o Prêmio Inventor 2008-Petrobras, Destaque Tecnológico Banco do Brasil-Categoria Pesquisa (2006, 2007 e 2008) e Troféu Mulheres da Ciência Glaci Zancan (2009).
Desde sua fundação em 1972 o Iapar editou 500 publicações. No período de 2006 a 2010 foram editados e reeditados 150 livros, boletins, folderes, circulares, disponíveis para download gratuito em www.iapar.br>publicações do Iapar.
Para o diretor-presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, o relatório é o resultado do esforço do trabalho do instituto nesses últimos anos. “É um material que serve para que a sociedade perceba que um órgão de pesquisa, eminentemente agrícola, está respaldado com base científica e técnica, garantindo assim um processo de inovação”.
O Iapar também oferece em sua página na web – www.iapar.br informações técnicas, institucionais e orientações para obtenção de produtos e serviços.