O pagamento do Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) em parcela única, com 15% de desconto, foi adiada de janeiro para fevereiro. O imposto também pode ser pago em março, com 5% de desconto.
Segundo o secretário da Fazenda, Heron Arzua, a mudança no cronograma de pagamento atende uma reivindicação do contribuinte. “É um forma de aliviar a situação daqueles que têm excesso de compromissos financeiros para saldar no início do ano”, justifica.
O IPVA também pode ser em cinco parcelas distribuídas entre março e julho. Até o final de janeiro a Receita Estadual estará enviando o boleto bancário para o pagamento em fevereiro ou março.
Os proprietários que desejarem antecipar o pagamento ou não receberem o boleto, poderão também emiti-lo no site da Secretaria da Fazenda - www.fazenda.pr.gov.br - ou comparecer diretamente nas agências bancárias e Centrais de Atendimento do Itaú ou Banestado.
A nova regulamentação prevê ainda o cancelamento de débitos cujo montante atualizado seja igual ou inferior a R$ 30. Assim como a anistia de impostos com vencimento até dezembro de 1999, a medida está prevista na Lei de Reponsabilidade Fiscal como procedimento para os casos nos quais os créditos tributários forem inferiores ao custo de cobrança.
Mais informações poderão ser obtidas no site www.fazenda.pr.gov.br ou no Serviço de Atendimento ao Cidadão da Receita Estadual – SAC 350-5009 de Curitiba e 0300 141 0300 de outras localidades.