“A aproximação entre governo e iniciativa privada tem de ser valorizada e a nobre iniciativa do governo estadual em orientar os produtores e comerciantes enfatizada. Nosso objetivo é justamente diminuir o número de irregularidades que porventura surjam em nossos estoques, para que o consumidor tenha a certeza de estar adquirindo um produto cada vez mais confiável”. A declaração é do diretor regional do Grupo Sonae para o Paraná, Gilberto Alves, ao destacar a importância do seminário promovido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM) para gerentes daquela rede de supermercados, com o objetivo de prestar esclarecimentos e orientações sobre a legislação e outros itens sujeitos à fiscalização por parte do instituto.
Durante à tarde dessa terça-feira (09) diretores do grupo e gerentes das 33 lojas Sonae (24 Mercadorama e 9 Big), considerado o maior grupo supermercadista do Paraná e a quarta do Brasil, acompanharam palestras e exposições dos gerentes de área do IPEM, dirimindo dúvidas e tomando consciência do posicionamento que devem assumir para a comercialização dos produtos.
“Esse contato é importante para nos conscientizarmos da necessidade de estarmos atentos à legislação em todos os seus detalhes, evitando a comercialização de mercadorias que possam ter vindo com alguma irregularidade da própria indústria. Por isso a iniciativa do IPEM é louvável, a partir do próprio slogan “trocar o bloco de multas pelo manual de orientação” que utiliza no programa PESO”, completa Alves.
O encontro foi aberto pelo presidente do IPEM, Leonaldo Paranhos, criador do PESO – Programa Especial de Orientação, e que fez questão de destacar que “o nosso principal papel não é multar e sim evitar que as empresas sejam multadas, porque a maioria desconhece algumas particularidades da lei e não agem por má fé”.
Segundo ele, esse trabalho de orientação, lançado em 2003, por recomendação do governador Roberto Requião, já vem obtendo significativos resultados em todo o Paraná. “E a prova mais evidente é o fato de termos sido procurados pela maior rede de supermercados do Estado para podermos prestar esse serviço de orientação a todos os seus gerentes”, concluiu Paranhos.
IPEM orienta gerentes de rede de supermercados
Instituto está trocando o bloco de multas pelo manual de orientação
Publicação
09/08/2005 - 17:20
09/08/2005 - 17:20
Editoria