O preço dos medicamentos das farmácias do Paraná não vai subir no decorrer de 2009. De acordo com o farmacêutico e coordenador da Rede de Farmácias Farmais, Ademir Sanches, a reforma tributária do Governo do Estado - que reduz a alíquota do ICMS de 18% para 12% - anula o aumento anual federal de 5,9% no preço dos remédios.
“Nos outros Estados da federação o aumento dos remédios vai elevar os preços em mais de 5%. Aqui no Paraná o acréscimo não vai cair no bolso do comprador. Estamos recebendo os novos preços estabelecidos pelas distribuidoras esta semana. A redução virá em seguida”, explicou Sanches.
O gerente da Rede de Farmácias Hiperfarma, Paulo Costa, destacou que o consumidor do Paraná será o maior beneficiado. “A Associação de Farmácias do Paraná já repassou as redes filiadas a redução de 6%. Não fosse a reforma do governo, o consumidor estaria pagando hoje valores bem mais altos”, afirmou.
“A redução do ICMS nos permite fazer algumas promoções que, com o aumento anual, não seria possível. Os preços de alguns medicamentos devem reduzir em decorrência disso. Os consumidores notarão os benefícios dentro de alguns dias”, disse Costa.