IBGE indica: Paraná amplia produção de grãos em 20% e consolida liderança

Em 2010 Paraná volta a colher acima de 30 milhões de toneladas de grãos, liderando a produção de grãos no País. Aumento é de 20% sobre a produção do ano passado, safra que foi prejudicada pelo clima
Publicação
09/03/2010 - 13:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Paraná consolida sua posição como maior produtor de grãos do País, e vai colher em 2010 um volume de 30,3 milhões de toneladas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou sua pesquisa mensal sobre levantamento de safra realizada no mês passado e constatou que a produção paranaense será ainda maior. O levantamento de março, publicado nesta terça-feira (09) aponta um aumento de 20% sobre a produção obtida no ano passado, safra que foi prejudicada pelo clima.
Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, a pesquisa do IBGE evidencia a boa produtividade das lavouras de milho e soja, além dos resultados positivos da safra de verão e dos que estão sendo esperados na safrinha. A expectativa, acrescenta o secretario, é que a produtividade e a redução nos custos de produção diminuam o impacto da queda dos preços dos produtos agrícolas neste ano.
A produção nacional de grãos também foi reavaliada positivamente pelo IBGE. De acordo com a perspectiva da colheita o volume de 145,1 milhões de toneladas será recorde, superior em 8,5% ao obtido em 2009, quando foram colhidas 133,8 milhões de toneladas. O avanço da colheita da safra 2009/10 revela ganhos de produtividade nas lavouras de milho e soja, que são as principais lavouras cultivadas no Paraná durante a safra de verão. No Estado, o resultado é atribuído à recuperação da normalidade do clima e à aplicação de tecnologia pelo produtor.
MILHO - O clima favorável e as técnicas agrícolas continuaram a influenciar os resultados da segunda safra de grãos plantada no Estado. O IBGE destaca que a segunda safra de milho plantada no País deverá atingir um volume de 18,6 milhões de toneladas, 3,5% superior à informação de janeiro. O incremento nacional, diz o órgão, deve-se basicamente às novas informações levantadas no Paraná, onde o ganho de produção em relação à previsão do mês passado foi de 11,8%.
A produção prevista no Estado para a produção de milho da segunda safra é de 6,04 milhões de toneladas, superior em 32,6% em relação à colhida no mesmo período em 2009. O IBGE salienta que, embora a área plantada tenha apresentado uma redução de 7,9% devido aos baixos preços, a produtividade prevista é de 4.346 quilos por hectare, 21,3% maior que a do ano passado.
Com a previsão da segunda safra de milho, a safra total do grão cultivado no Paraná em 2010 deverá resultar num volume colhido de 12,5 milhões de toneladas, que representa um aumento de 12,5% sobre o volume colhido no ano passado, quando foram totalizados 11,1 milhões de toneladas. 
SOJA E FEIJÃO- O IBGE também revisou de forma positiva as estimativas para a soja, confirmando a safra recorde que está sendo colhida no Paraná este ano. A previsão do mês de março aponta para uma colheita de 13,6 milhões de toneladas, aumento de 43,4% sobre a produção obtida em 2009, que foi de 9,5 milhões de toneladas.
O instituto explica que houve uma reavaliação positiva sobre as expectativas da soja, já que as condições climáticas permaneceram favoráveis nos principais centros produtores. O órgão ressalta que no Paraná, segundo maior produtor nacional do grão, a colheita já foi concluída em 20% da área total, onde a produtividade média foi reavaliada positivamente em 1,6%. A safra atual teve um aumento de 32,2% sobre a produtividade média alcançada na safra passada, de 2.340 quilos por hectare.
Outro destaque na pesquisa mensal do IBGE para o Paraná é a expectativa de produção para as três safras de feijão no Estado, que devem totalizar 814.752 toneladas. Esse volume é 8,2% maior sobre a produção total obtida em 2009, que foi de 752.670 toneladas. O aumento na produção de feijão deve-se ao crescimento da safra de verão, cuja colheita apresentou um volume 20,7% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Já na segunda safra, o volume colhido é 5,9% menor, caindo de 341.892 de toneladas colhidas em 2009 para 321.648 toneladas colhidas em 2010.
Outra produção que está contribuindo com os bons resultados que o Paraná está colhendo é o café, que este ano está em safra cheia. A previsão aponta para uma produção de 124.652 toneladas, volume 44,2% maior em relação ao colhido no ano passado, que foi de 86.465 toneladas. O rendimento médio da cultura está avançando de 1.010 quilos por hectare colhidos em média no ano passado para 1.185 quilos por hectare colhidos em 2010.

GALERIA DE IMAGENS